Listagem de Estágios

5101. Conversas entre hospedeiro e micróbio através do AHR.


Instituição: I3S- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universiade do Porto
Responsável: Palmira Barreira da Silva
Nº Alunos: 2
Data: de 05-08-2024 a 09-08-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Pedro Moura-Alves, Palmira Barreira-Silva, Pedro Curto, Sérgio Marinho, Inês Almeida, Beatriz Moreira.


Descrição: A interação entre hospedeiro e micróbio pode ser comparado a um braço de ferro, em que cada um deles constantemente se adapta às estratégias de defesa do outro. Assim como as células do hospedeiro comunicam entre si para prevenir e reagir a potenciais “ataques” dos micróbios, as bactérias também o fazem, ajustando assim adequadamente as suas respostas e mecanismos de sobrevivência de acordo com o tipo e nível de “perigo” e/ou recursos existentes. Porém, neste braço de ferro constante, ambos os lados se espiam.
O nosso grupo identificou recentemente um mecanismo pelo qual as células do hospedeiro “espiam” e “traduzem” a linguagem das bactérias, instruindo o nosso sistema imunitário a agir quando e como necessário. Esse “espião” chama-se recetor de aril hidrocarboneto (AHR) e tem a capacidade de reconhecer moléculas da “linguagem” das bactérias e acionar mecanismos de defesa de acordo com as moléculas/”palavras” a que se liga/reconhece, monitorizando assim constantemente o potencial perigo e atuando de acordo com o mesmo.
O objetivo deste projeto é perceber como é que as bactérias e o hospedeiro se espiam um ao outro e respondem de acordo com o perigo que correm.

Observações: O estágio será efetuado no grupo Immune Sensing and Signaling Dynamics (laboratório 222.S2).

Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Porta de entrada do i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto. Rua Alfredo Allen, 208 | 4200-135 Porto Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Palmira Barreira-Silva

Estágio Esgotado