Listagem de Estágios

2862. Descoberta de novos fármacos anti-HPV para a terapia do cancro do colo do útero

Instituição: Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), Universidade da Beira Interior
Responsável: Ângela Maria Almeida de Sousa
Nº Alunos: 2
Anos: 10º, 11º, 12º,
Área: Ciências da Saúde
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ângela Sousa_ Diana Gomes_ Miguel Ferreira.

Descrição: O presente projeto tem como objetivo integrar os alunos no grupo de investigação de “Biopharmaceuticals and Biomaterials” do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) e mostrar abordagens terapêuticas, inovadoras e personalizadas, que estão a ser desenvolvidas neste grupo de investigação, contra o cancro do colo do útero resultante da infeção persistente do Vírus do Papiloma Humano (HPV). Assim, os alunos terão contacto com estratégias terapêuticas baseadas na descoberta de novos fármacos anti-HPV que vão bloquear as oncoproteínas do HPV causadoras deste tipo de cancro. Os alunos irão ter contacto com programas bioinformáticos para prever os potenciais novos fármacos anti-HPV e comprovar o reconhecimento dos fármacos selecionados sobre a oncoproteína E6 do HPV por técnicas específicas de estudos de interação. Posteriormente serão formulados e caracterizados sistemas de entrega lipídicos para entregar os fármacos mais promissores as células cancerígenas HPV positivas, negativas e células não cancerígenas (estudos in vitro), para verificar se estas moléculas terão um efeito específico somente em células cancerígenas infetadas por HPV. Com este estágio, também se pretende promover o conhecimento científico num ambiente a que os alunos do Secundário normalmente não têm acesso, de forma a abrir novos horizontes caso queiram optar por estas linhas de trabalho no futuro.

Observações: Os alunos devem trazer bata de laboratório. O horário de fim do estágio na sexta-feira pode ser flaxível em função do horário de transporte de cada aluno. Qualquer questão relativamente ao estágio, alojamento ou refeições (Almoço/Jantar) podem contactar a responsável do estágio por email (angela@fcsaude.ubi.pt).

Local de encontro: Portaria da Faculdade de Ciências da Saúde, localizada próximo ao Hospital Hora: 10:00:00 AM