Listagem de Estágios

2798. “A Química na nossa Vida”

Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Responsável: Nelson Alberto Frade da Silva
Área: Ciências da Saúde, Química
Data: de 26-06-2023 a 30-06-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): Nelson A. F. Silva Hugo Filipe Félix Antunes da Silva Manuel José de Matos Maria Isabel Godinho

Descrição: A Química é uma ciência da qual dependemos constantemente no nosso dia-a-dia. Como exemplos podemos considerar a nossa higiene diária, na qual utilizamos produtos fabricados por processos químicos, o nosso pequeno-almoço em que os iogurtes e os cereais que comemos são preparados em indústrias químicas ou a roupa que vestimos que é fabricada com têxteis e tingida com corantes preparados quimicamente. Mesmo na determinação de parâmetros clínicos que permitem avaliar o nosso estado de saúde, as análises químicas e as bioanálises estão sempre presentes. Em suma, estamos diariamente acompanhados pela química que nos ajuda a ter uma vida mais saudável, saborosa e confortável. Neste estágio realizaremos a análise e caracterização química de produtos importantes para o nosso dia-a-dia assim como de amostras biológicas em que determinaremos alguns parâmetros clínicos importantes para a nossa saúde. Para o efeito irás utilizar as técnicas de análise que os químicos usam nos seus laboratórios. Analisaremos, por exemplo, o fluor na pasta dos dentes, o ferro em águas de diferentes proveniências ou o teor de sódio e potássio na tua própria urina. Ficarás assim a saber como são analisados os produtos que usas todos os dias e como se pode avaliar o teor de sal no teu organismo. Ficaras também a conhecer o que faz e como faz um químico na sua rotina diária. A química passará assim a ter menos segredos para ti e perceberás porque esta é uma ciência essencial para todos nós.

Observações: _A química passará assim a ter menos segredos para ti e perceberás porque esta é uma ciência essencial para todos nós_.

Local de encontro: Átrio principal do ISEL, em frente à cantina Hora: 10.00h