Listagem de Estágios

1752. Descontaminação de armas químicas de guerra

Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Responsável: Andreia Rosatella
Anos: 10º, 11º
Área: Química
Data: de 06-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Andreia Rosatella, Natália Ramos, e Patrícia Rijo.

Descrição: O uso de agentes químicos de guerra (AQG) é uma séria ameaça nos dias de hoje. Embora tratados internacionais tenham proibido o seu desenvolvimento, produção e armazenamento, os agentes químicos de guerra são ainda produzidos em alguns países. O número de possíveis vítimas de um ataque químico depende muito da rapidez de resposta a neutralizar o agente químico. Neste projeto (NATO SPS “Biofriendly decontamination of Chemical Warfare Agents project (EnzIL - G5713)”) propõe-se uma nova abordagem de descontaminação de agentes químicos de guerra, que tem como base o uso de Líquidos Iónicos (LIs). Para isso os estudantes irão sintetizar líquidos iónicos nos Laboratório de Química da Universidade Lusófona, e ver a sua toxicidade geral. Depois serão aplicados para a descontaminação de simulantes de armas de guerra no Laboratório Militar de Defesa Química.

Observações: O estágio decorrerá todos os dias das 9h às 17h.

No campus da Universidade Lusófona, os participantes terão acesso a restaurantes e a espaços amplos com disponibilização de micro-ondas onde poderão fazer as suas refeições.

Este estágio será orientado por uma equipa multidisciplinar de investigadores do CBIOS, nomeadamente: Andreia Rosatella, Natália Ramos, e Patrícia Rijo.
Mais informações sobre o CBIOS: http://cbios.ulusofona.pt/