Listagem de Estágios

1616. Curcumina e Luz: da Teoria à Prática


Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Responsável: Sérgio Paulo Jorge Rodrigues
Nº Alunos: 3
Anos: 10º, 11º, 12º
Área: Física
Data: de 11-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Carlos Serpa e Amílcar Prata


Descrição: Neste estágio vamos estudar a curcumina e os fenómenos relacionados com a luz: absorção e emissão.
A curcumina é um pigmento amarelo alaranjado presente no açafrão da Índia. É comercializado como suplemento alimentar, aromatizante ou corante alimentar (código E100), mas também se encontra presente em alguns cosméticos.
A luz (radiação eletromagnética) interage com a matéria: quando um fotão colide com um eletrão, se o primeiro tiver energia suficiente, o segundo passa para um nível de energia superior (é excitado). Este fenómeno designa-se por absorção. Quando regressa ao nível inferior (estado fundamental) pode emitir luz (fluorescência).
Estes fenómenos de absorção e emissão de luz podem ser estudados experimentalmente, utilizando espectrofotómetros (equipamentos que registam o espectro de absorção dos compostos) e fluorímetros (que registam o espectro de emissão de fluorescência), mas também teoricamente, utilizando cálculos computacionais para prever os espectros.
Um dos vários fatores que podem influenciar os processos de absorção e emissão é o meio em que o composto está. Quando estudamos compostos em solução, o solvente pode afetar o perfil do espectro, isto é, o comprimento de onda (energia) da radiação absorvida e emitida.
O objetivo desde estágio é estudar a influência de diferentes solventes nos espectros de absorção e de emissão da curcumina, quer experimentalmente, quer computacionalmente.

Observações: na

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Entrada do Departamento de Química, Polo I da Universidade de Coimbra Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Carlos Serpa e Amilcar Prata

Esta iniciativa já não aceita candidaturas