A Rede Nacional de Centros Ciência Viva é constituída, actualmente, por 21 Centros Ciência Viva em todo o território nacional.
Esta é uma rede unida pela diversidade. Visite-nos!
O selo “Clean & Safe” resulta de uma parceria entre o Turismo de Portugal e a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, sendo atribuído aos Centros Ciência Viva que assumem o compromisso de segurança e redução de riscos de contaminação relativamente ao Coronavírus (COVID-19). Saiba mais.
No Planetário - Casa da Ciência de Braga há um módulo em destaque: o Planetário. Totalmente digital e imersivo, com 30 lugares sentados, os visitantes podem assistir a documentários científicos a 360º ou aprender astronomia com a simulação em tempo real do céu nocturno. Um espaço para todas as idades, com tecnologia sofisticada e conduzido por monitores altamente especializados.
Ver
O Universo e o sistema solar são os temas centrais deste parque temático dedicado à astronomia, onde regularmente se espreita o céu em sessões nocturnas. O centro inclui ainda outras áreas científicas, que envolvem observações de acontecimentos quotidianos.
Ver
A história do Universo, os sistemas solares agora conhecidos pelo Homem, os super-telescópios usados na investigação científica ou o conhecimento do céu nocturno através das constelações. É a astronomia em todas as suas vertentes que está em exibição neste Planetário.
Ver
O Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra é um Centro de Ciência, sediado no edifício do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, com características de centro de recursos para o ensino e aprendizagem das ciências e difusão da cultura científica.
VerFoi daqui que partiram os exploradores para África e foi aqui que se aperfeiçoaram técnicas de construção naval e de orientação. Os instrumentos de orientação e navegação, a vida a bordo de um navio e a comunicação à distância são por isso os temas principais deste centro.
VerEspreitar a vida de morcegos em tempo real, viajar num simulador ao longo de 175 milhões de anos, descer às profundezas da Nascente do Alviela e compreender numa simulação tridimensional como funciona um dos maiores reservatórios de água do nosso país são algumas das propostas deste centro.
Ver
Num dos munícipios portugueses que mais CO2 fixa, o tema principal deste centro só podia ser a floresta. Aqui descobre-se como a floresta desempenha um papel vital na manutenção do equilíbio ecológico, os perigos que a ameaçam e como reduzi-los ou mesmo eliminá-los.
Ver
Alguma vez pensou no impacto ambiental que as suas acções têm no planeta – os transportes que utiliza, a escolha dos produtos que compra no supermercado, os hábitos energéticos? Neste centro descobre-se como o mundo da energia e do ambiente é uma presença constante no nosso dia-a-dia.
Ver
Descobrir as várias formas de comunicar do mundo animal, dar a volta a Portugal de rocha em rocha, saltar na Lua, deixar a silhueta numa parede, usar um vegetal para ver as horas ou construir uma Europa a quatro cores são apenas alguns exemplos do que o Exploratório tem para oferecer.
Ver
Qual a idade do fundo dos oceanos? Porque treme a Terra? Qual a cor do mar e porque é salgado? Como se formam as ondas? Estas são apenas algumas questões cujas respostas pode descobrir neste centro, cujo tema central é o o Sol e a sua influência sobre a Terra e os seres vivos.
Ver
Que companheiros de viagem poderíamos encontrar numa viagem através dos vasos sanguineos? Com que obstáculos poderíamos deparar-nos? Será que uma alimentação e estilo de vida saudáveis poderão ajudar? Neste centro, é o corpo humano e muito particularmente o sangue que estão em destaque.
Ver
Desde Setembro de 2012 que o Expolab pertence à Rede de Centros Ciência Viva. Espaço de divulgação da ciência e da tecnologia, o Expolab organiza exposições, workshops, palestras, experiências laboratoriais, jogos e ateliers para todas as idades durante todo o ano. Situado em Lagoa, próximo de Ponta Delgada.
Ver
Curtir a Ciência ocupa o espaço da emblemática fábrica Âncora, na zona histórica de Couros. Quase duas dezenas de módulos nas áreas da Robótica, Electrónica e Instrumentação, Realidades Virtuais, Engenharia, Reciclagem, Arqueologia e História irão guiar visitantes de todas as idades numa viagem vibrante pelo conhecimento.
Ver
Aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação do quotidiano das comunidades locais regionais, é o principal objectivo da Plataforma Ciência Aberta localizada no município de Figueira de Castelo Rodrigo. Para além de exposições, o público tem ao seu dispôr um programa diversificado de acções e iniciativas científicas.
Ver