Dia Internacional das Células Estaminais

Atividades disponíveis de 12 de Outubro a 14 de Outubro

Inscrições


Para participar deverá registar-se no MyCiencia Viva, o passaporte para todas as iniciativas da Ciência Viva. Depois do registo, poderá inscrever-se nas atividades.



De:
Até:

Novos neurónios na idade adulta?

ID: 2242

A atividade pretende elucidar e esclarecer os estudantes, de uma forma interativa e informal, quanto aos aspetos relacionados com a plasticidade neural a partir de células estaminais presentes no cérebro adulto. Ao longo dos últimos anos, a investigação nesta área tem sofrido grandes progressos e estudos recentes têm revelado que as estas células são decisivas, ao longo da vida, para assegurar processos de memória e aprendizagem, mas também atenuar as respostas ao stress e inclusivamente o comportamento depressivo. Curiosamente, existe uma forte influência da dieta, do microbioma intestinal e do exercício físico na regeneração neural mediada pelas células estaminais neurais.

Pretende-se também dar a conhecer o potencial e utilidade destas células estaminais como modelo de estudo de doenças neurológicas e de tratamento mais personalizado.

Instituição: FF/Universidade de Lisboa

Investigador(a): Susana Solá

Data:

12-10-2022 10:00 Inscrições Encerradas