Atividades disponíveis de 13 de Outubro a 18 de Outubro

Inscreva-se já

De:
Até:

As células estaminais na regeneração da pele - O elixir da juventude?

,
ID: 981

A pele, em particular, é um dos maiores órgãos do corpo humano servindo de barreira de proteção contra o meio externo. No entanto, a pele é muitas vezes alvo de lesões que resultam em feridas muito difíceis de tratar, como por exemplo as úlceras diabéticas ou queimaduras extensas. Frequentemente, estas feridas acabam por se tornar crónicas, visto que não conseguem cicatrizar como consequência de um ambiente inflamatório intenso e de infeções microbiológicas. Nestes casos, é de extrema importância desenvolverem-se terapias que promovam a regeneração da pele e o tratamento da ferida. Assim, as células estaminais podem ajudar na reconstrução do tecido lesado de duas formas: 1) sendo elas os blocos de construção da pele, visto poderem originar células da pele, ou 2) serem produtoras de mensagens (pequenas vesículas) que vão induzir a regeneração da pele. Mas será que as células estaminais podem ajudar apenas no tratamento de feridas? E se quisermos somente inverter o processo de envelhecimento da pele? Estaremos a falar no promissor elixir da juventude? Ficarão a sabê-lo nesta palestra.

Instituição: FFUL/iMed