Listagem de Ações de Verão


Praias


Banhos de Lua - Piscinas Municipais de Lagoa (ilha de São Miguel)

Não há verão sem Banhos de Lua, uma atividade do Observatório Astronómico de Santana - Açores (OASA) que convida todos a mergulhar na noite de 29 de julho, entre as 21h00 e as 23h00, nas Piscinas Municipais de Lagoa, na ilha de São Miguel (Açores). Nesta noite, os participantes são convidados a experimentar um banho noturno à luz da Lua cheia e a maravilharem-se com a beleza do nosso satélite natural visto através dos nossos telescópios. Para isto, o OASA estará presente com todo o material necessário a uma observação noturna e garantirá ainda a segurança dos banhistas para aproveitarem a hipótese para mergulharem na noite. Esta atividade é gratuita para os participantes. No entanto, devido a medidas de segurança impostas pela Capitania, existe um limite de mil participantes no recinto. Os interessados em tomar banhos deverão vir com a indumentária adequada. No local, e apesar da segurança disponibilizada, os banhistas não deverão prescindir da sua segurança.

Duração: 2.00 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Astronómico de Santana, Açores (OASA)

Localização: Freguesia do Rosário, LAGOA (AÇORES), R A ACORES

Data:

29-07-2026 21:00 Não requer inscrição. Apareça!

Ver Mais

Na rota do Sol | Porto da Caloura

O OASA volta a visitar algumas das principais zonas balneares da ilha de São Miguel, com telescópios apropriados para observar o Sol. No dia 4 de agosto, entre as 10h00 e as 11h30, o OASA estará presente no Porto da Caloura, pertencente ao concelho de Lagoa, para mostrar a todos o que o Sol esconde por trás de tanto brilho.

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Astronómico de Santana, Açores (OASA)

Localização: Água de Pau, LAGOA (AÇORES), R A ACORES

Data:

04-08-2026 10:00 Não requer inscrição. Apareça!

Ver Mais

Na rota do Sol | Praia do Fogo

Como em anos anteriores o OASA volta a visitar algumas das principais zonas balneares da ilha de São Miguel, com telescópios apropriados para observar o Sol. No dia 18 de agosto, o OASA estará presente, entre as 10h30 e as 12h00, na Praia do Fogo, Ribeira Quente, Povoação, para mostrar a todos o que o Sol esconde por trás de tanto brilho.

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Astronómico de Santana, Açores (OASA)

Localização: Ribeira Quente, POVOAÇÃO, R A ACORES

Data:

02-09-2026 10:30 Não requer inscrição. Apareça!

Ver Mais

Oceanos circulares: praias limpas - Faial da Terra

Sabias que grande parte do lixo encontrado no mar tem origem em terra? Plásticos, beatas, embalagens e outros resíduos acabam por ameaçar a vida marinha e a saúde dos oceanos e estragar a tua praia. Nesta ação, vamos estar no Faial da Terra, para sensibilizar, informar e agir em conjunto contra o lixo marinho. Ganha brindes enquanto contribuis para a conservação dos oceanos. Traz a tua boa disposição, nós fazemos o resto!

Duração: 2.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Centro Ambiental do Priolo

Localização: Faial da Terra, POVOAÇÃO, R A ACORES

Data:

31-07-2026 14:30 Não requer inscrição. Apareça!

Ver Mais

Oceanos circulares: Praias Limpas - Ribeira Quente

Sabiam que grande parte do lixo encontrado no mar tem origem em terra? Plásticos, beatas, embalagens e outros resíduos acabam por ameaçar a vida marinha e a saúde dos oceanos e estragar as nossas praias.
Nesta ação, a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, vai estar na praia do Fogo, na Ribeira Quente, para sensibilizar, informar e agir em conjunto contra o lixo marinho.
Ganhem brindes enquanto contribuem para a conservação dos oceanos. Tragam a vossa boa disposição, nós fazemos o resto!

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Centro Ambiental do Priolo

Localização: Ribeira Quente

Data:

28-08-2026 11:00 Não requer inscrição. Apareça!

Ver Mais