Listagem de Ações de Verão


Mar e Oceano


Banhos de Lua - Piscinas Municipais de Lagoa (ilha de São Miguel)

Não há verão sem Banhos de Lua, uma atividade do Observatório Astronómico de Santana - Açores (OASA) que convida todos a mergulhar na noite de 29 de julho, entre as 21h00 e as 23h00, nas Piscinas Municipais de Lagoa, na ilha de São Miguel (Açores). Nesta noite, os participantes são convidados a experimentar um banho noturno à luz da Lua cheia e a maravilharem-se com a beleza do nosso satélite natural visto através dos nossos telescópios. Para isto, o OASA estará presente com todo o material necessário a uma observação noturna e garantirá ainda a segurança dos banhistas para aproveitarem a hipótese para mergulharem na noite. Esta atividade é gratuita para os participantes. No entanto, devido a medidas de segurança impostas pela Capitania, existe um limite de mil participantes no recinto. Os interessados em tomar banhos deverão vir com a indumentária adequada. No local, e apesar da segurança disponibilizada, os banhistas não deverão prescindir da sua segurança.

Duração: 2.00 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Astronómico de Santana, Açores (OASA)

Localização: Freguesia do Rosário, LAGOA (AÇORES), R A ACORES

Data:

29-07-2026 21:00 Não requer inscrição. Apareça!

Ver Mais

Do Arpão à Conservação: Uma Viagem pelo Mundo do Cachalote

Partindo do Museu da Fábrica da Baleia de Porto Pim, embarque numa viagem pela história e pela biologia do cachalote.
A atividade inclui uma visita guiada com vista privilegiada sobre a baía e o canal do Faial, explorando o passado baleeiro dos Açores e a transformação da relação entre o ser humano e as baleias, da caça à conservação.
Ao longo do percurso, os participantes descobrirão curiosidades sobre o cachalote, a espécie mais emblemática da baleação açoriana, e conhecerão os desafios atuais da sua proteção. A experiência termina com uma oficina prática de scrimshaw, a tradicional arte baleeira de gravação, onde cada participante poderá criar a sua própria peça inspirada no património marítimo açoriano.
Uma atividade que une ciência, história, património cultural e conservação da natureza.

Duração: 2.00 Horas

Preço: 7.00 €/participante

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório do Mar dos Açores (OMA)

Localização: Horta, HORTA, R A ACORES

Data:

03-08-2026 11:00 - Inscrição

Ver Mais

Festival + Juventude + Ciência

Venha celebrar conosco o Dia Internacional da Juventude, num festival de ciência que tem como 'cabeça de cartaz' os parceiros do Ciência Viva no Verão 2026!
Neste evento, participarão todos os Centros de Ciência dos Açores e entidades parceiras, com um conjunto diversificado de ações que nos levam a descobrir mais sobre biologia, microbiologia, astronomia, ambiente, mar, vulcanologia e tecnologia.

Duração: 2.00 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Microbiano dos Açores (OMIC)

Localização: Furnas, POVOAÇÃO, R A ACORES

Data:

19-08-2026 14:00 Não requer inscrição. Apareça!

Ver Mais

Habitantes do Calhau: Vem conhecer a biodiversidade costeira dos Açores!

Embarquem numa expedição científica na orla costeira dos Açores e fiquem a conhecer a flora e fauna marinha da Ilha de São Miguel.
Que espécies? Plantas? Animais? Algas? Como se distribuem ao longo da zona entre-marés?
Ficarão a conhecer também os fatores que ameaçam a sua conservação (lixo marinho, pesca excessiva, aumento de espécies invasoras…) e como podem tornar-se guardiões dos oceanos!
O que vão precisar de trazer? Olhos vivos e muita curiosidade!

Duração: 2.00 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores

Localização: Lagoa, LAGOA (AÇORES), R A ACORES

Data:

04-08-2026 10:00 - Inscrição

Ver Mais

Na rota do Sol | Porto da Caloura

O OASA volta a visitar algumas das principais zonas balneares da ilha de São Miguel, com telescópios apropriados para observar o Sol. No dia 4 de agosto, entre as 10h00 e as 11h30, o OASA estará presente no Porto da Caloura, pertencente ao concelho de Lagoa, para mostrar a todos o que o Sol esconde por trás de tanto brilho.

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Astronómico de Santana, Açores (OASA)

Localização: Água de Pau, LAGOA (AÇORES), R A ACORES

Data:

04-08-2026 10:00 Não requer inscrição. Apareça!

Ver Mais

Oceanos circulares: praias limpas - Faial da Terra

Sabias que grande parte do lixo encontrado no mar tem origem em terra? Plásticos, beatas, embalagens e outros resíduos acabam por ameaçar a vida marinha e a saúde dos oceanos e estragar a tua praia. Nesta ação, vamos estar no Faial da Terra, para sensibilizar, informar e agir em conjunto contra o lixo marinho. Ganha brindes enquanto contribuis para a conservação dos oceanos. Traz a tua boa disposição, nós fazemos o resto!

Duração: 2.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Centro Ambiental do Priolo

Localização: Faial da Terra, POVOAÇÃO, R A ACORES

Data:

31-07-2026 14:30 Não requer inscrição. Apareça!

Ver Mais

Oceanos circulares: Praias Limpas - Ribeira Quente

Sabiam que grande parte do lixo encontrado no mar tem origem em terra? Plásticos, beatas, embalagens e outros resíduos acabam por ameaçar a vida marinha e a saúde dos oceanos e estragar as nossas praias.
Nesta ação, a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, vai estar na praia do Fogo, na Ribeira Quente, para sensibilizar, informar e agir em conjunto contra o lixo marinho.
Ganhem brindes enquanto contribuem para a conservação dos oceanos. Tragam a vossa boa disposição, nós fazemos o resto!

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Centro Ambiental do Priolo

Localização: Ribeira Quente

Data:

28-08-2026 11:00 Não requer inscrição. Apareça!

Ver Mais