Listagem de Ações de Verão


Na rota do Sol | Praia do Fogo

Como em anos anteriores o OASA volta a visitar algumas das principais zonas balneares da ilha de São Miguel, com telescópios apropriados para observar o Sol. No dia 18 de agosto, o OASA estará presente, entre as 10h30 e as 12h00, na Praia do Fogo, Ribeira Quente, Povoação, para mostrar a todos o que o Sol esconde por trás de tanto brilho.

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Astronómico de Santana, Açores (OASA)

Localização: Ribeira Quente, POVOAÇÃO, R A ACORES

Data:

02-09-2026 10:30 Não requer inscrição. Apareça!

Ver Mais

Oceanos circulares: praias limpas - Faial da Terra

Sabias que grande parte do lixo encontrado no mar tem origem em terra? Plásticos, beatas, embalagens e outros resíduos acabam por ameaçar a vida marinha e a saúde dos oceanos e estragar a tua praia. Nesta ação, vamos estar no Faial da Terra, para sensibilizar, informar e agir em conjunto contra o lixo marinho. Ganha brindes enquanto contribuis para a conservação dos oceanos. Traz a tua boa disposição, nós fazemos o resto!

Duração: 2.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Centro Ambiental do Priolo

Localização: Faial da Terra, POVOAÇÃO, R A ACORES

Data:

31-07-2026 14:30 Não requer inscrição. Apareça!

Ver Mais

Safari Microbiano - explorar o invisível

Percurso guiado pelo campo fumarólico da Chã das Caldeiras de Furnas, onde prosperam comunidades microbianas bem adaptadas a este ambiente, nomeadamente microrganismos extremófilos (do grego "amantes do extremo").
Durante este Safari Microbiano, os participantes terão a oportunidade de observar in situ, à macroescala e à microescala, com recurso a um microscópio de bolso, alguns destes microrganismos. Estes formam extensos biofilmes que dão cor ao ecossistema das nascentes termais, ficando assim os participantes a compreender a importância da sua valorização e preservação. Esta ação inclui ainda a degustação de diferentes águas minerais e termais, e de um lanche termal, onde os participantes poderão conhecer as utilizações que se atribuem tradicionalmente às nascentes termais.

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Microbiano dos Açores (OMIC)

Localização: Furnas, POVOAÇÃO, R A ACORES

Datas:

30-07-2026 10:30 - Inscrição

28-08-2026 10:30 - Inscrição

Ver Mais