A Fortaleza de Sagres localiza-se numa zona de transição entre o ambiente terrestre e marinho, caracterizada por condições atmosféricas rigorosas, como vento forte, salinidade elevada e elevada exposição solar. Apesar destas limitações ecológicas, este ecossistema suporta uma biodiversidade notável, composta por espécies altamente adaptadas a estas condições extremas.
Durante esta caminhada interpretativa, os participantes irão observar e identificar diferentes espécies de flora e fauna, compreendendo as suas adaptações ao meio envolvente. Algumas espécies apresentam estratégias discretas de sobrevivência, passando facilmente despercebidas, enquanto outras demonstram ciclos de presença associados à dinâmica costeira.
Esta ação decorre na área protegida Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano
Itinerário: Percurso pela Fortaleza de Sagres
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Idade Mínima: 8 anos
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Ponto de encontro: Entrada da Fortaleza de Sagres
Meio de Transporte: A pé
Público-Alvo: Adultos, Famílias
Como chegar: A partir da A22 – Via do Infante, siga em direção a Lagos e saia no nó Lagos/Vila do Bispo. Continue pela EN125 até Vila do Bispo e, daí, siga pela EN268 em direção a Sagres. Ao chegar à vila de Sagres, basta seguir a sinalização turística para a Fortaleza de Sagres, localizada no extremo do promontório. O monumento dispõe de parque de estacionamento para viaturas ligeiras e autocarros, situado junto à entrada.
Coordenadas GPS: 37.000677628248, -8.9483026080734
Localidade: Sagres
Concelho: VILA DO BISPO
Distrito: FARO
Mais informações: https://lagos.cienciaviva.pt/
Observações: Levar calçado confortável; água; chapéu; protetor e guias de campo. Percurso sinalizado, nível fácil de 2Km, caminho de terra batida na generalidade plano.
Data:
29-07-2026 16:00 Hora de Encontro: 15:45 - Inscrição
Voltar à listagem