Os bioindicadores e a qualidade da água da Ria de Alvor

ID: 10477

Com a chegada do Verão todos pensamos em desfrutar da praia e dos mergulhos de verão e a qualidade da água do mar é um fator a ter em consideração para as nossas escolhas. Para os cientistas, porém, a qualidade da água está também relacionada com a sustentabilidade e com a diversidade de vida que podemos encontrar num determinado local.
Existe uma forma simples de avaliar a qualidade da água do mar através da presença de determinadas espécies. Estas espécies, chamadas bioindicadores, funcionam como sinais que nos ajudam a perceber se a água apresenta boas condições, tanto para os banhistas como para o ambiente.
Vem descobrir, recolher amostras e identificar algumas destas espécies na Ria de Alvor, percebendo o que elas nos dizem sobre a qualidade da água e a saúde deste ecossistema.

Esta ação decorre na área protegida Ria de Alvor

Itinerário: N/a

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Idade Mínima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: No estacionamento da Quinta da Rocha (sapal oeste)

Meio de Transporte: A pé

Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias

Como chegar: Na estrada EN125, entre Portimão e Lagos, virar à direita na rotunda da Mexilhoeira Grande (para quem vem de Lagos) ou à esquerda (para quem vem de Portimão). Atravessar a linha de caminho de ferro e seguir em frente pelo caminho de terra batida até ao parque de estacionamento (corresponde ao ponto de encontro)

Coordenadas GPS: 37.1322156, -8.6119138

Localidade: Alvor

Concelho: PORTIMÃO

Distrito: FARO

Mais informações: https://lagos.cienciaviva.pt/

Observações: Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortável, boné ou chapéu e protetor solar.

Data:

14-09-2026 09:30 Hora de Encontro: 09:30 - Inscrição

Voltar à listagem