Começamos a atividade na maré baixa, com uma caminhada pelo litoral rochoso junto ao porto de pesca, onde serão observados, a olho nu e com lupa de bolso, diversos animais e algas. O objetivo é compreender os padrões de distribuição e abundância das espécies e os fatores que os influenciam, como reprodução, predação, competição ou condições ambientais. Também serão abordadas questões de conservação e exploração sustentável dos recursos marinhos.
Na mesma zona, será feita uma breve introdução à geologia local, destacando-se as formações de xisto-grauvaque do Carbónico — o geomonumento mais antigo da Costa Sudoeste — e o uso ancestral dos seixos rolados para fabricar utensílios pré-históricos.
A caminhada termina nos vestígios do acampamento pré-histórico do Medo Tojeiro, com concheiros dos períodos Mesolítico e Neolítico, e no porto de pesca da Lapa de Pombas, em funcionamento desde o século XVIII. Serão exploradas as ligações históricas entre o ser humano, a pesca e o marisqueio.
Esta ação decorre na área protegida Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Idade Mínima: 7 anos
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência
Entidade Parceira: Município de Odemira
Ponto de encontro: Estacionamento do Porto de Pesca de Lapa de Pombas (Almograve)
Meio de Transporte: A pé
Público-Alvo: Adultos, Famílias
Como chegar: No início do parque de estacionamento pavimentado da Praia do Almograve, seguir para sul pelo estradão de terra batida paralelo à costa ao longo de 1,8 km, até ao pequeno parque de estacionamento no topo da rampa de acesso ao pequeno Porto de Pesca de Lapa de Pombas (o acesso e estacionamento na área do porto de pesca só é autorizada a profissionais da pesca).
Coordenadas GPS: 37.636369056286, -8.8081743085815
Localidade: Almograve
Concelho: ODEMIRA
Distrito: BEJA
Mais informações: https://atlas.cimal.pt/drupal/?q=pt-pt/node/317
Data:
15-08-2026 09:45
Hora de Encontro: 09:45 Não requer inscrição. Apareça!