Safari Microbiano - explorar o invisível

ID: 10267

Percurso guiado pelo campo fumarólico da Chã das Caldeiras de Furnas, onde prosperam comunidades microbianas bem adaptadas a este ambiente, nomeadamente microrganismos extremófilos (do grego "amantes do extremo").
Durante este Safari Microbiano, os participantes terão a oportunidade de observar in situ, à macroescala e à microescala, com recurso a um microscópio de bolso, alguns destes microrganismos. Estes formam extensos biofilmes que dão cor ao ecossistema das nascentes termais, ficando assim os participantes a compreender a importância da sua valorização e preservação. Esta ação inclui ainda a degustação de diferentes águas minerais e termais, e de um lanche termal, onde os participantes poderão conhecer as utilizações que se atribuem tradicionalmente às nascentes termais.

Esta ação decorre na área protegida Área de Paisagem Protegida das Furnas

Itinerário: OMIC - Nascentes Hipotermais – Nascentes Hipertermais – Caldeira do Esguicho - Terraço de Sílica

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Idade Mínima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores

Entidade Parceira: Observatório Microbiano dos Açores (OMIC)

Ponto de encontro: Instalações do Centro de Ciência - Observatório Microbiano dos Açores

Meio de Transporte: A pé

Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias

Como chegar: Ao chegar à freguesia de Furnas, basta dirigir-se ao campo fumarólico da Chã das Caldeiras, nomeadamente à zona da "Água Azeda", onde irá encontrar o edifício do Centro de Ciência - OMIC.

Coordenadas GPS: 37.773505108794, -25.303203338554

Localidade: Furnas

Concelho: POVOAÇÃO

Distrito: R A ACORES

Mais informações: https://ccomic.my.canva.site/website-omic

Observações: O vestuário e calçado deverá ser confortável e indicado para caminhada. Em caso de condições atmosféricas desfavoráveis, será dinamizada uma visita guiada às exposições patentes no ObservatórioMicrobiano dos Açores, complementada com um lanche termal. A realização da atividade requer um mínimo de 4 participantes.

Datas:

30-07-2026 10:30 Hora de Encontro: 10:15 - Inscrição

28-08-2026 10:30 Hora de Encontro: 10:15 - Inscrição

Voltar à listagem