Visita interpretativa guiada ao velho moinho de água da Seisseira, construído nos séc. XVIII ou XIX, cuja ultima proprietária, nos derradeiros anos em que o engenho funcionou, foi a fadista Amália Rodrigues, que o adquiriu e recuperou em 1963 para repor em funcionamento junto da sua casa de férias por uma razão… curiosa.
Neste moinho, único no litoral sudoeste pela singularidade e robustez das estruturas hidráulicas em bom estado de conservação, podem ser observados todos os componentes de um típico moinho de Época Moderna com tecnologia de moagem dos períodos medieval e romano: a rusticidade da casa do moinho de um aferido (ou seja, um único par de mós) e as suas estruturas de pedra para captação, adução, armazenamento e controlo do fluxo de água (açude, levada, caldeira e cubo) do ribeiro que cai na falésia para a praia da Amália.
Não só o enquadramento paisagístico deste moinho, construído em terreno rochoso sobre a praia, com a cascata, é de uma beleza inspiradora, como surpreendente é também o número de moinhos hidráulicos do litoral que aproveitavam a energia da água doce dos ribeiros que desaguavam no mar, e que deram origem a povoações do litoral de Odemira (Azenha do Mar, Ribeira da Azenha).
E, no final, um assombro do mundo mágico-religioso da Pré-história de há mais de 6 mil anos, reutilizado segundo as superstições dos antigos moleiros do Sul.
Esta ação decorre na área protegida Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Itinerário: Herdade Amália Rodrigues e Praia da Amália
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Idade Mínima: 6 anos
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência
Entidade Parceira: Município de Odemira
Ponto de encontro: Zona de acesso à herdade Amália Rodrigues e à Praia da Amália
Meio de Transporte: A pé
Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias
Como chegar: Na povoação de Brejão, conduzir na direção de Azenha do Mar e sair da estrada municipal asfaltada para o caminho de terra batida, assinalado por uma grande flor, que conduz à Herdade Amália Rodrigues, que se situa 600 metros adiante no final dos campos de cultivo. Neste ponto de encontro, tenha o cuidado de estacionar sem impedir ao acesso à Herdade Amália Rodrigues ou aos caminhos de serventia agrícola.
Coordenadas GPS: 37.4807973, -8.7905172
Localidade: Brejão
Concelho: ODEMIRA
Distrito: BEJA
Mais informações: http://monumentos.gov.pt/site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=33795
Data:
23-08-2025 10:00 Hora de Encontro: 10:00 - Inscrição
Voltar à listagem