Há 4500 milhares de anos, os habitantes da região do Lousal dedicaram-se à exploração mineira. Desde essa altura que a atratividade dos georrecursos não ficou alheia às outras comunidades que por ali se instalaram. Deixaram monumentos megalíticos e indícios da sua atividade que hoje podem ser observados. Rume ao Lousal e caminhe pelo montado alentejano ao redor da aldeia mineira do Lousal. No percurso saiba tudo sobre a geologia regional e, pela mão do arqueólogo Nuno Inácio, conheça dois dos mais representativos monumentos megalíticos e os propósitos da intervenção arqueológica levada a cabo na anta do Monte do Lousal.
Itinerário: Percurso geomegalitico do Lousal
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Idade Mínima: 8 anos
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência
Entidade Parceira: Município de Grândola
Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Lousal
Meio de Transporte: A pé
Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias
Como chegar: Vindo do Porto ou de Lisboa
A partir do Porto tome a A1 até Lisboa. A partir de Lisboa tome a A2 até à saída de Beja/Ferreira. Siga em direção a Ourique/Faro. Cerca de 9 kms depois, vire à direita na indicação “Arqueologia Industrial – Lousal”.
Vindo do Algarve
A partir do Algarve tome a A2-Norte até à saída de Aljustrel. Siga em direção a Santiago/Sines. Siga, à direita, a indicação “Mimosa”. Cerca de 10 kms depois, vire à esquerda na indicação “Arqueologia Industrial – Lousal”.
Coordenadas GPS: 38.0371686, -8.426576
Localidade: Lousal - Grândola
Concelho: GRÂNDOLA
Distrito: SETUBAL
Mais informações: https://lousal.cienciaviva.pt/
Data:
27-07-2025 17:00 Hora de Encontro: 16:45 - Inscrição
Voltar à listagem