Da pedreira à bancada da cozinha – a surpreendente história dos mármores do Alentejo

ID: 8651

Nesta ação pretende-se enfatizar a história geológica de Portugal, com destaque especial para o Alentejo, onde uma viagem a um oceano Paleozóico e ao interior a cadeia de montanhas, agora totalmente dizimada, nos levará a compreender o complexo trajeto genético dos mármores de Estremoz. Esta matéria-prima, usada pelo menos desde a Época Romana no Alentejo, é uma das características inevitáveis da cidade, sendo uma das imagens de marca da cidade no mundo.
A presença de impressionantes cicatrizes de exploração deste recurso em torno da cidade, a sua transformação até à sua variada utilização, que confere à cidade as suas cores brancas típicas, serão alvo da atividade proposta. A visita a uma pedreira em laboração e a uma fábrica de transformação de mármore serão os pontos altos da atividade.

Itinerário: Estremoz - Bentel - MotaEngil - Estremoz

Duração: 2.00 Horas

Ação gratuita

Idade Mínima: 10 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Estremoz

Meio de Transporte: A pé

Público-Alvo: Adultos, Famílias

Como chegar: Em pleno centro da cidade. Para chegar a Estremoz seguir pela N4 ou pela A6 (sentido Espanha). Seguir pela A6 até à saída de Estremoz. Entrar na cidade até ao seu Centro (Rossio Marquês de Pombal).
Seguir as placas que dizem "Convento das Maltezas/Pólo de Estremoz" da Universidade de Évora.

Coordenadas GPS: 38.842810705478, -7.5846202129669

Localidade: Estremoz

Concelho: ESTREMOZ

Distrito: EVORA

Mais informações: https://www.ccvestremoz.com/

Observações: Levar calçado/roupa confortável, água e chapéu. Esta ação é feita em parceria com a Bentel e a Mota Engil, duas empresas de exploração e transformação de mármores em Estremoz.

Datas:

25-07-2025 09:30 Hora de Encontro: 09:15 - Inscrição

02-09-2025 09:30 Hora de Encontro: 09:15 - Inscrição

Voltar à listagem