A zona do Vale da Lama faz parte da Ria de Alvor, que constitui a maior zona húmida do Barlavento Algarvio, está inserida na Rede Natura 2000 e listada na Convenção de Ramsar. Aqui já foram observadas mais de 300 espécies de aves, mas atualmente é possível observar cerca de 180. Na zona do estuário encontram-se algumas espécies de limícolas, como é o caso do Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus), do Pernilongo (Himantopus himantopus), que nidificam na área. Durante todo o ano é possível observar Garças, Colhereiros e diferentes espécies de Gaivotas. Neste local existe, há relativamente pouco tempo, uma colónia de Garça-branca-pequena (Egretta garzetta) e Carraceiro (Bubulcus ibis).
Esta ação decorre na área protegida Ria de Alvor
Itinerário: n/a
Duração: 2.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Idade Mínima: 8 anos
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Ponto de encontro: Estacionamento na estarda de Vale da Lama
Meio de Transporte: A pé
Público-Alvo: Adultos, Famílias
Como chegar: Quando circula na direção Lagos-Portimão, ao passar Odiáxere vire à direita mesmo antes do Clube Desportivo de Odiáxere (campo de futebol). Circule nesta estrada (M534) sempre em frente até a estrada começar a circular paralelamente à linha de comboio. Encontra logo de seguida uma passagem de nível em frente ao ponto de reciclagem. Cruze a linha do comboio com o máximo de atenção e cuidado !
Siga pela estrada de terra batida até a estrada terminar e desagua num caminho também em terra batida. Em frente a esse entroncamento encontra uma zona onde pode estacionar. Aí faremos a observação.
Coordenadas GPS: 37.1334647, -8.6246096
Localidade: Vale da Lama - Lagos
Concelho: LAGOS
Distrito: FARO
Mais informações: https://lagos.cienciaviva.pt/
Observações: Trazer água, calçado confortável e chapéu
Data:
26-08-2025 17:30 Hora de Encontro: 17:30
As inscrições abrem a 08-07-2025 15:00 [horário de Portugal continental]
Voltar à listagem