Começaremos a nossa atividade numa das encostas da Praia Fluvial do Malhadal, onde um denso acacial de mimosa (Acacia dealbata) ameaça a diversidade da flora local, assim como agrava o risco de incêndio da região. Iremos realizar uma ação de controlo desta espécie invasora, através do descasque, contribuindo assim para tentar mitigar o seu impacto. De seguida, faremos um passeio interpretativo na envolvência da Praia Fluvial do Malhadal para dar a conhecer a biodiversidade local.
Itinerário: Percurso junto à ribeira da Isna e na encosta envolvente à Praia Fluvial do Malhadal.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Idade Mínima: 6 anos
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova
Entidade Parceira: Pleno Ser - Natureza e Yoga (plenoser.org)
Ponto de encontro: Junto ao Lagar do Malhadal, perto da Praia Fluvial do Malhadal
Meio de Transporte: A pé
Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias
Como chegar: Da A1: saída para IC8 em Pombal, direção Castelo Branco, saída do IC8 para Proença-a-Nova na 1ª saída para Proença (saída 37), na 1ª rotunda virar à esquerda e seguir as indicações em direção a Malhadal (cerca de 2km depois de passar a localidade, encontra a Praia Fluvial do Malhadal).
Da A23: saída para IC8 em Perdigão, em direção a Pombal/Coimbra, saída do IC8 para Proença-a-Nova na 3ª saída para Proença (saída 37), na 1ª rotunda virar à esquerda e seguir as indicações em direção a Malhadal (cerca de 2km depois de passar a localidade encontra a Praia Fluvial do Malhadal).
Coordenadas GPS: 39.793968, -7.9543934
Localidade: Malhadal (Praia Fluvial)
Concelho: PROENÇA-A-NOVA
Distrito: CASTELO BRANCO
Mais informações: https://www.ccvfloresta.com/
Observações: Trazer canivete, tesoura da poda (ou outro material de corte), luvas de proteção, roupa e calçado confortável e adequado à atividade, protetor solar, chapéu, água e reforço alimentar.
Data:
27-07-2025 09:00 Hora de Encontro: 09:00
As inscrições abrem a 08-07-2025 15:00 [horário de Portugal continental]
Voltar à listagem