Há vida no rio – rio Trouce

ID: 8587

Os rios são ecossistemas bastante complexos, cuja estrutura e organismos que lá vivem variam de região para região. Alguns destes organismos, como os peixes, moluscos e algumas plantas aquáticas, vivem dentro de água ao longo de toda a sua vida. Outros, como alguns insetos ou os anfíbios, passam parte da vida dentro de água e outra fora. Há ainda outros que dependem do rio como fonte de alimento. É o caso da lontra, da toupeira-de-água, do guarda-rios ou da galinha-de-água. A presença destes seres vivos depende da qualidade da água do rio, mas também da estrutura das margens, pelo que a degradação dos sistemas ribeirinhos por ação humana altera também a sua composição florística e faunística, pois há animais e plantas mais tolerantes ou mais sensíveis a estas alterações. Por isso, a composição faunística dos sistemas aquáticos pode ser usada como indicadora da qualidade da água. No âmbito desta atividade será efetuada uma visita ao rio Trouce, um afluente do Vouga, na Quinta da Comenda, para conhecer as características principais dos sistemas ribeirinhos desta região, em particular a estrutura das margens, composição da flora e da fauna. Os participantes irão efetuar um levantamento dos seguintes elementos:
- Árvores e arbustos da galeria ripícola
- Plantas aquáticas
- Invertebrados aquáticos
- Aves e mamíferos dependentes do rio
- Património arquitetónico associado ao rio.
Para efetuar este levantamento, os participantes terão o apoio de algumas fichas de identificação dos principais grupos taxonómicos de flora e fauna aquáticos. Com esta ação pretende-se sensibilizar o público para os seguintes
aspetos:
- a importância dos sistemas aquáticos e da sua proteção
- a biodiversidade dos rios
- a relação do Homem com os rios.

Itinerário: Entrada da Quinta da Comenda – Rio Trouce

Duração: 2.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Associação Fragas Aveloso

Ponto de encontro: Quinta da Comenda

Meio de Transporte: A pé

Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias

Como chegar: Sair de São Pedro do Sul e seguir a N16 em direção a Bodiosa, passar a aldeia do Paraíso e 200m a seguir desviar para saída à direita com indicação da Quinta da Comenda (3km desde S. Pedro do Sul)

Coordenadas GPS: 40.7452814, -8.0398032

Localidade: Quinta da Comenda

Concelho: SÃO PEDRO DO SUL

Distrito: VISEU

Percurso através de estradas de terra batida, com alguma inclinação

Mais informações: https://fragasaveloso.pt/

Data:

16-08-2025 10:00 Hora de Encontro: 09:45

As inscrições abrem a 08-07-2025 15:00 [horário de Portugal continental]

Voltar à listagem