Tesouros naturais de Trás-os-Montes – Insetos polinizadores

ID: 5687

Em algumas serras de Portugal é possível observar habitats riquíssimos, de que as turfeiras, as charnecas, os prados ou os carvalhais são exemplo, onde abundam diferentes espécies de plantas com flor e de insetos polinizadores, muitas das quais raras ou ameaçadas. Nestes locais é ainda possível observar práticas agrosilvopastoris tradicionais que ao longo dos tempos moldaram a paisagem e que se encontram intimamente relacionadas com o património natural presente. Por alguns dos locais mais emblemáticos da serra do Alvão, daremos a conhecer este riquíssimo património natural, conheceremos as estreitas relações entre plantas com flor e polinizadores, falaremos de feromonas e outros mensageiros químicos, de alguns insetos invasores e seu perigos, e conheceremos os costumes tradicionais das populações de montanha, percebendo a estreita relação entre todos estes elementos.

Esta ação decorre na área protegida Parque Natural do Alvão

Itinerário: 8:30 - Encontro no local definido (ver “Ponto de Encontro”)
8:45 - Saída para início da atividade
12:00 - Regresso ao ponto de encontro e fim da atividade

Duração: 3.30 Horas

Ação gratuita

Esta ação enquadra-se no âmbito dos Alertas da Natureza

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança

Entidade Parceira: BIOMATER-Ambiente, Sustentabilidade e Conservação da Natureza

Ponto de encontro: Terreiro à entrada da aldeia de Lamas de Olo, junto da estrada M313 (Ponto GPS: 41.371228°, -7.801336°). Hora: 08:30

Meio de Transporte: A pé

Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias

Como chegar: Seguir pela estrada M313 até Lamas de Olo. A partir desta estrada, existem 2 acessos à aldeia de Lamas de Olo. Sair no acesso que está mais a norte e parar no terreiro que se localiza a poucos metros da estrada M313.

Coordenadas GPS: 41.371092551225, -7.8013442696838

Localidade: Lamas de Olo

Concelho: VILA REAL

Distrito: VILA REAL

Observações: Levar roupa e calçado adequados a caminhadas. Aconselha-se a levar chapéu, protetor solar e, eventualmente, comida e bebida para abastecimento durante o percurso. Se possível, levar binóculos.

Data:

08-08-2024 08:30 - Ação já em curso / terminada

Voltar à listagem