Com a atividade _Além da Costa_, os participantes, com idades entre os 12 e os 18 anos, terão a oportunidade de embarcar no Observatório I para conhecer o trabalho dos técnicos de investigação.
Estes técnicos, que incluem oceanógrafos e biólogos, realizam estudos sobre o mar da Madeira, uma região conhecida pela sua biodiversidade. Durante a atividade, vão demonstrar como utilizam equipamentos, como sonares para mapear o fundo do mar, e sensores para medir a qualidade da água. Haverá ainda a possibilidade de observar a fauna marinha que possa aparecer.
A segurança é uma prioridade, por isso, todos os participantes devem usar coletes salva-vidas e seguir as instruções dos técnicos. Recomenda-se que os participantes usem roupa confortável, chapéu de sol, protetor solar e levem água. Esta atividade é organizada em colaboração com o Observatório Oceânico da Madeira (OOM) e visa despertar o interesse dos jovens pela investigação científica e pela conservação dos oceanos.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
Funchal, FUNCHAL, R A MADEIRA
Datas:
05-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
05-09-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
Já alguma vez pensou nas espécies com que partilha os seus mergulhos no mar? Já se atreveu a olhar para baixo da sua superfície? O mar alberga uma biodiversidade gigantesca e nós temos a sorte de estar numa ilha no meio de um oceano que nos permite observá-la de perto. Participe nesta atividade de snorkelling e motive os mais pequenos a descobrir e a aventurar-se no mundo da biologia marinha. Um primeiro passo para entrar em contacto com as nossas costas e aprender mais sobre o que o mar tem para oferecer.
Esta atividade pretende levar os jovens (12-16 anos) ao conhecimento do mundo marinho costeiro, incentivando a sua curiosidade pelas espécies marinhas locais proporcionando a possibilidade de um snorkel guiado e uma pequena palestra sobre as curiosidades que a costa madeirense oferece.
Para o efeito, será feita uma breve introdução sobre a biodiversidade, na qual serão abordadas as espécies mais comuns na região, incluindo invertebrados, peixes e algas, utilizando material didático. Posteriormente, será feita uma introdução ao equipamento necessário para a realização da atividade.
O grupo será dividido entre os monitores da atividade, que entrarão na água com os jovens. A atividade aquática terá a duração de 30 minutos, em que os primeiros 5-10 minutos serão de aclimatação ao uso da máscara e à respiração pela boca e os restantes serão dedicados à apresentação de várias espécies e curiosidades previamente resumidas na palestra.
No final, os monitores recolhem alguns espécimes em tabuleiros com água e analisam mais de perto algumas das espécies observadas.
Além disso, serão abordados processos que afetam o mar, como a introdução de espécies exóticas que alteram a composição das espécies, ou a sobrepesca, que tem impacto na dinâmica costeira e nas espécies que podemos observar.
A atividade encerra com uma mesa redonda sobre as sensações experimentadas pelos participantes.
Observações: Os menores não precisam de estar acompanhados de um adulto.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
Caniço de Baixo, SANTA CRUZ, R A MADEIRA
Datas:
02-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
06-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada