Os rios são ecossistemas bastante complexos, cuja estrutura e organismos que lá vivem variam de região para região. Alguns destes organismos, como os peixes, moluscos e algumas plantas aquáticas, passam toda a sua vida dentro de água. Outros, como alguns insetos ou os anfíbios, passam uma parte da vida dentro de água e outra fora. Há ainda outros que dependem do rio como fonte de alimento, como por exemplo a lontra, a toupeira-de-água, o guarda-rios ou a galinha-de-água. A presença destes seres vivos depende da qualidade da água do rio, mas também da estrutura das margens, pelo que a degradação dos sistemas ribeirinhos por ação dos humanos altera também a composição florística e faunística dos mesmos, pois há animais e plantas mais tolerantes ou mais sensíveis a estas alterações. Por isso, a composição faunística dos sistemas aquáticos pode ser usada como indicadora da qualidade da água. No âmbito desta atividade será efetuada uma visita à ribeira da Vagem, afluente do rio Sul, na localidade de Aveloso do Sul, para conhecer as características principais dos sistemas ribeirinhos desta região, em particular a estrutura das margens, composição da flora e da fauna. Os participantes irão efetuar um levantamento dos seguintes elementos:
- Árvores e arbustos da galeria ripícola
- Plantas aquáticas
- Invertebrados aquáticos
- Aves e mamíferos dependentes do rio
- Património arquitetónico associado ao rio.
Para efetuar este levantamento, os participantes terão o apoio de algumas fichas de identificação dos principais grupos taxonómicos de flora e fauna aquáticos.
Com esta ação pretende-se sensibilizar o público para os seguintes
aspetos:
- a importância dos sistemas aquáticos e da sua proteção
- a biodiversidade dos rios
- a relação dos seres humanos com os rios.
Itinerário: Igreja de Sul, Aveloso de Sul – Ribeira da Vagem – Associação Fragas-Aveloso
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Entidade Parceira: Associação Fragas Aveloso
Ponto de encontro: Porta da Igreja de Aveloso do Sul, junto ao cemitério Hora: 09:45
Meio de Transporte: A pé
Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias
Como chegar: Sair de São Pedro do Sul e seguir a EM559 em direção a Oliveira, seguir para Aveloso de Sul até à Igreja, junto ao cemitério.
Coordenadas GPS: 40.828488769274, -8.0460475625305
Localidade: Aveloso de Sul
Concelho: SÃO PEDRO DO SUL
Distrito: VISEU
Percursos junto à margens da ribeira e em levadas
Observações: Levar água e calçado confortável, chapéu/boné e protetor solar. Recomenda-se calçado que se possa molhar e fato de banho, caso queira dar um mergulho na ribeira. Recomenda-se a comparência no ponto de encontro com 10 minutos de antecedência em relação à hora de início indicada. Poderá ser levado farnel para almoço na sede da Associação Fragas-Aveloso ou solicitada refeição na associação.
Data:
17-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Voltar à listagem