Da Mata da Rainha D. Leonor às suas particularidades criativas de cores e saberes

ID: 5724

As águas termais das Caldas da Rainha são utilizadas para fins terapêuticos há mais de cinco séculos. Pensa-se que estas águas resultem de águas das chuvas que se infiltram nas rochas calcárias da Serra d’Aire e Candeeiros, aquecem, reagem com as rochas e enriquecem-se com os seus elementos minerais, o que demora milhares de anos. Antes de chegarem à superfície, no Hospital Termal, percorrem várias dezenas de quilómetros de distância, sendo protegidas pela diversidade arbórea e faunística existente na Mata da Rainha D. Leonor.
A Natureza desafia-nos, quase de uma forma natural e singular, a sermos exploradores e criativos, onde a cor se transforma numa ciência artística. E neste sentido, convidamos-vos a realizarem um percurso interpretativo de observação e conhecimento da bio e geodiversidade a iniciar na Mata da Rainha D. Leonor, passando pelo Hospital Termal das Caldas da Rainha, e a terminar no Parque D. Carlos I. Ao longo do percurso, refletindo sobre a importância da Cor na sua vertente mais natural e artística, serão recolhidos elementos naturais que serão utilizados para estimular a criatividade dos participantes numa Oficina de Pigmentos Naturais. Esta atividade prática será acompanhada por um especialista em pigmentos que dará nota de curiosidades físico-químicas envolvidas no processo de criação artística.

Itinerário: Mata Rainha D. Leonor, Hospital Termal e Parque D. Carlos I

Ação gratuita

Esta ação enquadra-se no âmbito dos Alertas da Natureza

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Município das Caldas da Rainha

Ponto de encontro: Portão da Mata Rainha D. Leonor – Caldas da Rainha Hora: 10:00

Meio de Transporte: A pé

Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias

Coordenadas GPS: 39.4053317, -9.1291312

Localidade: Caldas da Rainha

Concelho: CALDAS DA RAINHA

Distrito: LEIRIA

Ação Acessivel
O percurso é feito a pé, maioritariamente em estrada asfaltada ou em terrenos bem consolidados que permitem a utilização de cadeira de rodas, eventualmente com assistência.

Mais informações: http://www.mcr.pt

Data:

06-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

Voltar à listagem