No Norte de Portugal, as praias rochosas albergam ricas comunidades de organismos marinhos com enorme importância ecológica, económica e sociocultural. No entanto, todas as marés baixas, esses organismos marinhos têm de suportar a exposição a condições ambientais adversas. O vento de norte, típico da região, desempenha um papel fundamental na manutenção destas comunidades, ao promover a descida da temperatura da água, como sabem todos os que, no Verão, tentam mergulhar nestas águas.
Nesta atividade convidamo-lo(a) a colaborar com cientistas do grupo Coastalwarming do BIOPOLIS (CIBIO-InBIO) e a submeter observações da vida marinha na zona entremarés através da aplicação MINKA. Num percurso pela Praia do Homem do Leme, vamos identificar espécies típicas desta zona, explorar a interligação entre o clima e a biodiversidade e ainda discutir as principais ameaças que estes ecossistemas enfrentam.
Junte-se a nós e contribua para a investigação em curso no BIOPOLIS (CIBIO-InBIO) fazendo um registo fotográfico das várias espécies que aqui vivem.
Itinerário: Praia do Homem do Leme
Ação gratuita
Esta ação enquadra-se no âmbito dos Alertas da Natureza
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Ponto de encontro: Praia do Homem do Leme - restaurante, coord. 41.160592, -8.685453 Hora: 10:00
Meio de Transporte: A pé, Autocarro, Carro
Público-Alvo: Famílias
Como chegar: Praia do Homem do Leme, Avenida Montevideu, Porto
Coordenadas GPS: 41.16038665, -8.6852236114745
Localidade: Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://mhnc.up.pt/ciencia-viva-no-verao-2024
Observações: Antes de chegar à praia, instale, por favor, a aplicação MINKA disponível em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.minka.app&pcampaignid=web_share Não se esqueça de levar calçado e roupa confortáveis para caminhar nas rochas. Não planeamos entrar na água, mas há sempre a possibilidade de uma onda nos apanhar!
Data:
09-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Voltar à listagem