ALERTAS DA NATUREZA

 

Não são poucos os alertas da natureza que nos vão chegando através dos dados registados e analisados por cientistas. Dada a magnitude destas questões, a Ciência Viva no Verão volta a focar-se na proteção da biodiversidade, bem como no combate e mitigação da emergência climática. Pode encontrar as atividades que refletem esta preocupação aqui.  

  • A concentração de dióxido de carbono é superior à verificada nos últimos 2 milhões de anos.

    CO2

  • A última década foi a mais quente dos últimos 125.000 anos.

    Temperatura

  • Extinguiram-se 5 a 10% espécies de insetos em todo o mundo desde a industrialização.

    Biodiversidade

  • Cerca de 100.000 mamíferos marinhos perdem a vida anualmente devido à presença de plástico nos oceanos.

    Poluição

Alertas da Floresta: os musgos e os microclimas da floresta

ID: 5830

Nesta atividade, vamos visitar um carvalhal na Paisagem Protegida do Corno de Bico e conhecer algumas espécies de musgos que poderão ser úteis como indicadores de alterações climáticas. No âmbito do projeto de investigação BryoMicroClim, iremos também recolher dados de temperatura e humidade registados por sensores previamente instalados, de modo a monitorizar os microclimas neste carvalhal.
Esta é uma atividade que resulta da parceria da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva com o BIOPOLIS, o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde e o Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno de Bico.

Itinerário: Paisagem Protegida de Corno de Bico

Ação gratuita

Esta ação enquadra-se no âmbito dos Alertas da Natureza

Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: Vascões, Coordenadas: 41.892202, -8.504423 Hora: 10:00

Meio de Transporte: A pé, Autocarro, Carro

Público-Alvo: Famílias

Como chegar: Paisagem Protegida do Corno do Bico, Vascões, Coordenadas: 41.892202, -8.504423

Coordenadas GPS: 41.892224030326, -8.5044123566569

Localidade: Vascões

Concelho: PAREDES DE COURA

Distrito: VIANA DO CASTELO

Mais informações: https://mhnc.up.pt/ciencia-viva-no-verao-2024/

Observações: Aconselhável o uso de chapéu ou boné, protetor solar e roupa e calçado confortável. Recomenda-se trazer água.

Datas:

03-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

14-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

Voltar à listagem