ALERTAS DA NATUREZA

 

Não são poucos os alertas da natureza que nos vão chegando através dos dados registados e analisados por cientistas. Dada a magnitude destas questões, a Ciência Viva no Verão volta a focar-se na proteção da biodiversidade, bem como no combate e mitigação da emergência climática. Pode encontrar as atividades que refletem esta preocupação aqui.  

  • A concentração de dióxido de carbono é superior à verificada nos últimos 2 milhões de anos.

    CO2

  • A última década foi a mais quente dos últimos 125.000 anos.

    Temperatura

  • Extinguiram-se 5 a 10% espécies de insetos em todo o mundo desde a industrialização.

    Biodiversidade

  • Cerca de 100.000 mamíferos marinhos perdem a vida anualmente devido à presença de plástico nos oceanos.

    Poluição

Fósseis vivos da cidade do Porto

ID: 5826

“Fóssil vivo” é um termo utilizado informalmente para designar organismos pertencentes a grupos biológicos atuais, mas que apresentam características morfológicas muito similares às dos seus parentes mais antigos. Nesta atividade abordaremos o processo de fossilização, recorrendo a fósseis do acervo museológico do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Depois desta apresentação, promoveremos um percurso pelo centro da cidade do Porto, ao longo do qual daremos a conhecer exemplares de espécies de árvores notáveis consideradas “fósseis vivos”.

Itinerário: Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto - Centro Histórico do Porto

Ação gratuita

Esta ação enquadra-se no âmbito dos Alertas da Natureza

Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto Hora: 14:30

Meio de Transporte: A pé, Autocarro, Carro

Público-Alvo: Famílias

Como chegar: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) – Polo Central
Edifício Histórico da Reitoria da Universidade do Porto (ao Jardim da Cordoaria)
Campo dos Mártires da Pátria, 81
4050-368 Porto

Coordenadas GPS: 41.146087028014, -8.6158560456542

Localidade: Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Ação Acessivel
O edifício onde terá início a atividade encontra-se dotado de mecanismos de acessibilidade física, e o percurso pelo centro da cidade também será realizado através de áreas acessíveis.

Mais informações: https://mhnc.up.pt/ciencia-viva-no-verao-2024/

Observações: Aconselhável o uso de chapéu ou boné, protetor solar e roupa e calçado confortável. Recomenda-se trazer água.

Data:

06-09-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada

Voltar à listagem