Listagem de Ações de Verão

3304. À procura da biodiversidade na ribeira da Isna

Convidamos a realizar um percurso ao longo da Ribeira da Isna (nos arredores da praia Fluvial do Malhadal). Acompanhando a Ribeira da Isna, cada passo é feito em contacto pleno com a natureza, acompanhando a sua biodiversidade, podendo ser avistadas diferentes espécies. O percurso faz-se por trilhos ripícolas, por levadas e por muros de xisto que marginam a ribeira, permitindo desfrutar de uma paisagem agradável entre a galeria ripícola do vale encaixado e o verde das encostas inclinadas. A jusante da Praia Fluvial passaremos por uma ponte Filipina e seguiremos até mais a norte até à pequena aldeia de Cabrieira.
Esta atividade tem um especial foco na proteção da biodiversidade e no combate e mitigação da emergência climática tão atual.

Itinerário: Parque de estacionamento da Praia Fluvial do Malhadal, percurso ao longo da Ribeira da Isna, Cabrieira, Parque de estacionamento da Praia Fluvial do Malhadal. Percurso circular com cerca de 4km.

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva da Floresta

Ponto de encontro: Parque de estacionamento da Praia Fluvial do Malhadal. Hora: 09:15

Como chegar: Da A1 – saída para IC8 em Pombal, direção Castelo Branco, saída do IC8 para Proença-a-Nova na 1ª saída para Proença (saída 37), na 1ª rotunda virar à esquerda e seguir as indicações em direção a Malhadal (cerca de 2km depois de passar a localidade encontra a Praia Fluvial do Malhadal).
Da A23 – saída para IC8 em Perdigão, em direção a Pombal/Coimbra, saída do IC8 para Proença-a-Nova na 3ª saída para Proença (saída 37), na 1ª rotunda virar à esquerda e seguir as indicações em direção a Malhadal (cerca de 2km depois de passar a localidade encontra a Praia Fluvial do Malhadal).

Coordenadas GPS: 39.796431889294, -7.9530507956548

Localidade: Malhadal (Praia Fluvial)

Concelho: PROENÇA-A-NOVA

Distrito: CASTELO BRANCO

Mais informações: https://www.ccvfloresta.com/

Data:

26-08-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3310. À procura da biodiversidade na ribeira do Alvito

Percorrendo um trilho ao longo da ribeira do Alvito, partimos ao encontro da biodiversidade ali existente. Os ecossistemas fluviais caracterizam-se pela presença de uma grande variedade de habitats que dão suporte a plantas e garantem alimento e refúgio a uma grande diversidade de animais. Pretende-se fazer um reconhecimento da envolvente à ribeira do Alvito, abordando de forma genérica os seus aspetos geológicos, biológicos (fauna e flora), e explorando a relação dos humanos com a ribeira, para perceber a necessidade de preservar estes ecossistemas ribeirinhos.

Itinerário: Percurso circular com cerca de 4 km ao longo da Ribeira do Alvito (atravessamos 3 vezes a ribeira)

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva da Floresta

Ponto de encontro: Parque de estacionamento da Praia Fluvial de Alvito da Beira. Hora: 08:45

Como chegar: Vindo de Proença-a-Nova, apanhar a N241/N233 até passar o cruzamento para Montes da Senhora e depois virar à esquerda em direção a Alvito da Beira. Vindo Castelo Branco, apanhar a N233 até passar a Catraia e mais à frente virar à direita em direção a Alvito da Beira.