No átrio da Galeria da Biodiversidade encontramos, suspenso, o esqueleto de baleia-azul que Sophia de Mello Breyner Andresen aqui imaginou, como descrito no seu conto Saga. Nesta sessão, viajaremos até ao local onde, a 19 de novembro de 1937, este animal deu à costa, para conhecer uma incrível história em que a ficção e a realidade se cruzam. Exploraremos também a biodiversidade que o carateriza.
Itinerário: Praia do Paraíso, Matosinhos
Duração: 1.00 Horas
Actividade gratuita
Idade Minima: 10 anos
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Entidade Parceira: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Ponto de encontro: Praia do Paraíso, Coord. 41,13294_ 8,42592 Hora: 17h00 (dia 10) / 10h30 (dia 17)
Localidade: Matosinhos
Concelho: MATOSINHOS
Distrito: PORTO
Mais informações: https://mhnc.up.pt/ciencia-viva-no-verao-em-rede-2023
Datas:
10-08-2023 17:00 - Ação já em curso / terminada
17-08-2023 10:30 - Ação já em curso / terminada
No Norte de Portugal, as praias rochosas albergam ricas comunidades de organismos marinhos com enorme importância ecológica, económica e socio-cultural. No entanto, todas as marés baixas esses organismos marinhos têm de suportar a exposição a condições ambientais adversas. O vento de norte típico da região desempenha um papel fundamental na manutenção destas comunidades ao promover o abaixamento da temperatura da água. Mas quando esse efeito não é suficiente e o calor aperta, sobreviver à maré baixa torna-se um jogo de vida ou morte.
Atualmente, muitos investigadores procuram estudar a dinâmica das temperaturas nas praias rochosas e o seu impacto na biodiversidade costeira. Esse trabalho é crucial pois tudo indica que estas comunidades são particularmente vulneráveis ao aquecimento global.
Os participantes nesta atividade irão acompanhar investigadores do grupo MarChange, do CIBIO (cibio.up.pt), num dia de trabalho de campo. Juntos iremos realizar um levantamento da biodiversidade presente na praia de Angeiras, onde iremos encontrar algumas espécies comuns e típicas das praias rochosas do Norte de Portugal, vários organismos invasores, e até uma das últimas populações da esparguete do mar (Himanthalia elongata), uma alga castanha que está a desaparecer do nosso país. Iremos também usar smartphones para descarregar dados de temperatura registados por sensores previamente instalados nas rochas desta praia, e dessa forma explorar como a sua complexidade tridimensional resulta numa paisagem térmica surpreendentemente complexa. Por fim, iremos também realizar furos com berbequim em rochas para instalar novos sensores que irão recolher dados para um novo estudo em curso, através do qual estamos a tentar quantificar o efeito de proteção das temperaturas altas conferido pelas algas aos organismos que habitam por debaixo delas.
Esta actividade decorre na área protegida Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo
Itinerário: Observação da biodiversidade na região intertidal
Duração: 3.00 Horas
Actividade gratuita
Esta actividade enquadra-se no âmbito dos Alertas da Natureza
Idade Minima: 4 anos
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde
Entidade Parceira: Centro Ciência Viva de Vila do Conde
Ponto de encontro: Av. da Praia de Angeiras, entrada para a Praia do Barreiro. Hora: 9:45
Como chegar: Porto
Siga pela Av. da França para a Av. Associação Empresarial de Portugal
5 min (1,7 km)
Siga pela A28 para Lavra. Saia na 12 da A28
9 min (12,8 km)
Siga pela R. Padre António Francisco Ramos/R. Padre Manuel Domingos Silva Lopes, R. Fernando José Oliveira Maia e Av. da Praia de Angeiras para o seu destino
5 min (2,7 km)
Coordenadas GPS: 41.2656293, -8.7267149
Localidade: Lavra
Concelho: MATOSINHOS
Distrito: PORTO
Mais informações: https://viladoconde.cienciaviva.pt/
Datas:
22-07-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada
20-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada