Visita à Ribeira da Vagem, um afluente do rio Sul, na localidade de Aveloso do Sul, para conhecer as características principais dos sistemas ribeirinhos desta região, em particular a estrutura das margens, composição da flora e da fauna.
Os rios são ecossistemas bastante complexos, cuja estrutura e organismos que lá vivem variam de região para região. Alguns destes organismos vivem dentro de água ao longo de toda a sua vida, como os peixes, moluscos e algumas plantas aquáticas, outros, passam uma parte da sua vida dentro de água e a outra fora, como alguns insetos ou os anfíbios. Há ainda outros que dependem do rio como fonte de alimento, como por exemplo a lontra, a toupeira-de-água, o guarda-rios ou a galinha-de-água. A presença destes seres vivos depende da qualidade da água do rio mas também da estrutura das margens, pelo que a degradação dos sistemas ribeirinhos por ação do Homem altera também a composição florística e faunística dos mesmos, pois há animais e plantas mais tolerantes ou mais sensíveis a estas alterações. Por isso, a composição faunística dos sistemas aquáticos pode ser usada como indicadora da qualidade da água.
Os participantes irão efetuar um levantamento dos seguintes elementos:
- Árvores e arbustos da galeria ripícola
- Plantas aquáticas
- Invertebrados aquáticos
- Aves e mamíferos dependentes do rio
- Património arquitetónico associado ao rio - moinho de água e levada.
Com esta ação pretende-se sensibilizar o público para os seguintes aspetos:
- a importância dos sistemas aquáticos e da sua proteção
- a biodiversidade dos rios
- a relação dos seres humanos com os rios.
Itinerário: Igreja de Sul, Aveloso de Sul – Ribeira da Vagem – Associação Fragas-Aveloso
Duração: 2.30 Horas
Actividade gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Entidade Parceira: Fragas Aveloso - Associação para a Interação Ambiental, Científica, Comunitária e Cultural
Ponto de encontro: Igreja de Sul, Aveloso de Sul Hora: 10:00
Como chegar: Sair de São Pedro do Sul e seguir a EM559 em direcção a Oliveira, seguir para Aveloso de Sul até à Igreja, junto ao cemitério.
Coordenadas GPS: 40.828496887462, -8.0459831895141
Localidade: Aveloso de Sul
Concelho: SÃO PEDRO DO SUL
Distrito: VISEU
Parte do percurso é efetuada numa levada de água, sendo possível molhar os pés.
Mais informações: http://fragasaveloso.pt/
Observações: Levar água e calçado confortável, chapéu/boné e protetor solar. Recomenda-se calçado que se possa molhar e fato de banho, caso queira dar um mergulho na ribeira. Recomenda-se a comparência no ponto de encontro com 10 minutos de antecedência em relação à hora de início indicada. Poderá ser levado farnel para almoço na sede da Associação Fragas-Aveloso
Data:
19-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada