Na margem ibérica oeste, há muitos e muitos anos, durante o Jurássico Superior (±153 milhões de anos), o litoral português era um pouco diferente do que conhecemos. Os dinossauros passavam nesta região calma e tranquila, onde hoje se encontram as arribas da Praia do Salgado. Hoje em dia podemos entender este cenário pelo registo geológico dos calcários do Jurássico, rico em corais, gastrópodes, bivalves, restos vegetais, equinodermes, oncólitos (ação de cianobactérias) e trilhos de pegadas de dinossauros. Venham conhecer e explorar este ambiente que nos remete para a praia no tempo dos dinossauros!
Duração: 2.00 Horas
Actividade gratuita
Idade Minima: 6 anos
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
Entidade Parceira: Centro de Geociências e Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra
Ponto de encontro: Parque de estacionamento da Praia do Salgado (Famalicão/Nazaré/Leiria), junto aos mastros de bandeiras. Hora: 15h45
Como chegar: O ponto de encontro localiza-se a oeste da Aldeia de Famalicão (Nazaré), que é cortada pela N-242. Seguir da Aldeia de Famalicão pela Estrada Serra da Pescaria a leste até o cruzamento com a Rua Bartolomeu Dias. Seguir em frente pela Estrada do Salgado até a Rua do Turista (parque de estacionamento do ponto de encontro). Coordenadas GPS: 39.546917, -9.110313 (Rua do Turista, Praia do Salgado, Famalicão, Nazaré).
Localidade: Miradouro Baixo da Praia do Salgado, Alcobaça
Concelho: ALCOBAÇA
Distrito: LEIRIA
Atividade sem acessibilidade. Nível de dificuldade do terreno moderado (caminhar sobre as rochas e descer escadas verticais).
Mais informações: https://portugal-em-pedra.blogspot.com/2020/02/salgado-praia-das-rochas-com-esferas.html
Datas:
29-07-2023 16:00 - Ação já em curso / terminada
26-08-2023 16:00 - Ação já em curso / terminada