A atividade começará no Amendoal da Fundação Côa Parque com a explicação do Ciclo da amêndoa, com o objetivo de sensibilizar os participantes para a importância das ciências na interpretação dos fenómenos do dia-a-dia e da preservação do ambiente natural, de forma a promover atitudes de respeito para com a Natureza. Os intervenientes poderão participar em todas as fases do ciclo, da apanha à partidela, até à sua cobertura.
A amêndoa coberta é o ex-libris de toda a região como promoção de um dos produtos endógenos e obtêm-se levando o açúcar a um ponto especial e lançando-o, lentamente, em uma bacia de cobre, polida, sobre as amêndoas que estão a torrar. Por debaixo, a bacia de cobre está ligeiramente aquecida, a um lume brando e constante. Constante e prolongado é também o trabalho da mulher que vai mexendo os grãos, com os dedos enfiados em dedais, para que as amêndoas ganhem os característicos biquinhos. As amêndoas ficam então cobertas por uma camada homogénea de açúcar.
No âmbito de uma investigação na UTAD foram estudados parâmetros nutricionais, bioquímicos e microbiológicos que revelou que os cascarões e a película têm uma atividade antibacteriana muito acentuada contra estirpes bacterianas que são potencialmente patogénicas e resistentes a múltiplos fármacos e uma atividade anti-inflamatória e antioxidante pelo que, a sua aplicação poderá ser utilizada em «creme antirrugas ou como creme de tratamento de feridas». Sendo dos produtos mais identitários Nordeste Transmontano, contava, até há bem pouco tempo, com apenas três mulheres que o trabalhavam, entretanto, o número duplicou, deixando assim garantida, por mais uns tempos, a continuidade da tradição. Venha participar neste processo que tem mantido as tradições e costumes do povo transmontano!
Esta actividade decorre na área protegida PAVC
Itinerário: Amendoal da Fundação Côa Parque
Duração: 2.00 Horas
Preço: 5.00 €/participante
Idade Minima: 5 anos
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Entidade Parceira: Museu do Côa - Centro Ciência Viva
Ponto de encontro: Amendoal da Fundação Côa Parque (próximo da cafetaria Fundação Côa Parque) Hora: 10:00
Como chegar: Museu do Cõa
Localidade: Vila Nova de Foz Côa
Concelho: VILA NOVA DE FOZ CÔA
Distrito: GUARDA
Actividade Acessivel
Data:
05-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada