Listagem de Ações de Verão


1969. Pés N’Areia – À Descoberta da Lagoa da Sancha!

Aventure-se neste Percurso Pedestre que o levará a descobrir a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha - uma das áreas protegidas mais bonitas e interessantes do Litoral Alentejano, que abrange os concelhos de Sines e Santiago do Cacém. Ao longo deste percurso poderá conhecer a Lagoa da Sancha, repleta de vegetação e flora caraterísticas, de extrema importância para a conservação, ao mesmo tempo que desvenda os habitats de diferentes espécies de aves e outros animais selvagens.
Durante a atividade, destaca-se a observação da charneca com os seus matos mediterrânicos dominados por espécies como o tojo-chamusco (Stauracanthus spectabilis), zonas de pinhal, vegetação de zonas húmidas (caniçais) e formações dunares bem conservadas, onde aparecem endemismos de distribuição restrita como os tomilhos (Thymus carnosus, T. camphoratus e T. capitellatus) ou o belíssimo marcetão-das-areias (Santolina impressa), zimbrais reliquiais (de Juniperus navicularis), entre outros. Poderá também subir ao ponto mais alto da área, onde é possível observar uma paisagem impressionante que se estende desde o oceano, até às serras mais interiores, enquanto conhece um pouco mais sobre a história natural da região.
As caminhadas interpretativas na natureza são ideais para todos os que pretendem aliar o usufruto da paisagem com a atividade física e aprendizagens sobre o mundo natural, promovendo o seu bem-estar e saúde! Junte-se a nós!
Em colaboração com o ICNF.

Esta actividade decorre na área protegida Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha

Itinerário: Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (Percurso da Lagoa da Sancha)

Duração: 4.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência

Ponto de encontro: Parque de Estacionamento da Lagoa da Sancha (Coordenadas GPS: 38.014098, -8.819465) Hora: 8:15

Como chegar: Cruzamento do Barranco dos Bêbados, lado nascente da via rápida que liga Sines a Santo André, junto à passagem superior para peões. A partir do norte de Vila Nova de Sto. André (11 km) - CM1085 e A26/A26-1. A partir do sul de Sines (9 km) - A26/A26-1. Estacionamento na berma direita da estrada.

Localidade: Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha

Concelho: SANTIAGO DO CACÉM

Distrito: SETUBAL

Os participantes deverão levar água, chapéu, protetor solar, vestuário e calçado adequado para caminhadas, e, um pequeno lanche (se assim o desejarem).

Data:

31-07-2022 09:30 - Ação já em curso / terminada