Listagem de Ações de Verão


1848. O ESTUÁRIO DO RIO CÁVADO EM OFIR

Um estuário é um ambiente aquático de transição entre o rio e o mar. Estes ecossistemas sofrem a influência das marés. Estas zonas têm lamas, sapais e pântanos que são habitats muito importantes para uma grande quantidade de seres vivos. Os estuários são usados nas rotas de migração e de reprodução de alguns peixes marinhos e também de água doce, funcionando como autênticas “maternidades”! A ação inclui um percurso pedestre em passadiços com paragens em pontos de observação de aves e identificação da fauna e flora do local. Os participantes deverão levar vestuário e calçado adequado, chapéu e água. Caso queira pode levar binóculos e máquina fotográfica, face às condições atuais não podemos emprestar binóculos. Informamos que o cancelamento da atividade está dependente das condições meteorológicas. O ponto de encontro é nas traseiras do Clube Náutico ao lado da estrada e zona de estacionamento, a equipa responsável vai estar a aguardar pelos participantes e é facilmente identificável. As atividades da Ciência Viva no Verão em Rede são destinadas às famílias, não existindo a possibilidade de participação de menores sem a supervisão de um adulto.

Itinerário: Percurso nos passadiços com cerca de 2 horas e meia com início e fim nas traseiras do Clube Náutico de Fão.

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga

Ponto de encontro: Atrás do Clube Náutico ao lado da estrada e zona de estacionamento Hora: 9:30h

Como chegar: De Braga: Siga pela autoestrada Barcelos/Porto/A11/A3 _ Siga pela A11 para a R. de Paredes/N13 em Apúlia. Tome a saída N13 na A11_ Siga pela N13 para a Av. António Veiga em Fão_ Na rotunda, siga pela 1.ª saída para R. de Paredes/N13 Continue a seguir N13 e vire à esquerda em direção a Av. António Veiga. O destino encontra-se à direita

Coordenadas GPS: 41.51440217154, -8.7755789102821

Localidade: Fão

Concelho: ESPOSENDE

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://www.casacienciabraga.org/

Data:

26-08-2022 09:30 - Ação já em curso / terminada


1849. O QUE ESCONDEM AS POÇAS DE MARÉ?

A zona intertidal, entre marés, situa-se entre o nível mais alto da preia-mar e o nível mais baixo da baixa-mar, apresentando condições muito variáveis devido a emersões e imersões alternadas de acordo com o ciclo das marés. Estas zonas servem de refugio para organismos mais pequenos e para muitas espécies esta zona funciona como maternidade. Guiados por biólogas os participantes vão explorar as zonas rochosas da praia de São Bartolomeu do mar e ficar a conhecer os organismos que habitam as poças de maré. A ação inclui a exploração da zona rochosa na praia e, por isso, os participantes devem levar vestuário e calçado adequado (botas de montanha, sapatilhas adequadas ou botins de mergulho, chapéu, protetor solar). Por favor NÃO utilizar chinelos nem ir descalço, os participantes podem ferir-se nas rochas. Informamos que o cancelamento da atividade está dependente das condições meteorológicas. As atividades da Ciência Viva no Verão em Rede são destinadas às famílias, não existindo a possibilidade de participação de menores sem a supervisão de um adulto.

Itinerário: Percurso na zona rochosa das poças de maré

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga

Ponto de encontro: Largo com o Cruzeiro de Praia de Mar Hora: 9:30h

Como chegar: Seguir as indicações até Esposende.
Morada: Praia de São Bartolomeu do Mar, Av. da Praia 20, 4740-511 Esposende

Coordenadas GPS: 41.573932129212, -8.7981228770523

Localidade: Esposende

Concelho: ESPOSENDE

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://www.casacienciabraga.org/

Datas:

27-07-2022 09:15 - Ação já em curso / terminada

12-08-2022 09:30 - Ação já em curso / terminada


2084. OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA EM ESPOSENDE

Será possível observar os astros do céu à noite, como galáxias, nebulosas ou até enxames muito ténues através do telescópio Stellina. Vai também ser possível observar a lua, planetas e outros objetos celestes. O telescópio Stellina utiliza uma tecnologia à distância e envia imagens captadas em tempo real dos corpos celestes através de uma aplicação para os smartphone ou tablet dos participantes.
Ao telescópio Stellina é possível estarem ligados 19 smartphones por grupo, as famílias ou grupos podem partilhar o seu smartphone. Face à situação epidemiológica esta nova forma de realizar Observações Astronómicas torna-se mais segura pois privilegia o distanciamento social e cada participante utiliza o seu equipamento pessoal (tablet ou smartphone) para observar os astros.

Itinerário: Atividade de observação astronómica

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 5 anos

Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga

Ponto de encontro: Próximo das Letras grandes _Esposende_ situadas perto do Farol do Forte São João Baptista Hora: 22

Como chegar: Seguir as indicações para Esposende e chegado a Esposende seguir para o Farol do Forte São João Baptista. Perto do Forte de São João Batista vai observar uma letras grandes em amarelo que dizem _Esposende_. A observação será próximo desse local.

Coordenadas GPS: 41.541917548744, -8.7905992807655

Localidade: Esposende

Concelho: ESPOSENDE

Distrito: BRAGA

Actividade Acessivel
A atividade de observação realiza-se num local de fácil acesso sendo apenas necessário um smartphone ou tablet.

Mais informações: https://www.casacienciabraga.org/

Data:

19-07-2022 22:00 - Ação já em curso / terminada