Listagem de Ações de Verão


2087. OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA NO MOSTEIRO DE TIBÃES

Será possível observar os astros do céu à noite, como galáxias, nebulosas ou até enxames muito ténues através do telescópio Stellina. Vai também ser possível observar a lua, planetas e outros objetos celestes. O telescópio Stellina utiliza uma tecnologia à distância e envia imagens captadas em tempo real dos corpos celestes através de uma aplicação para os smartphone ou tablet dos participantes.
Ao telescópio Stellina é possível estarem ligados 19 smartphones por grupo, as famílias ou grupos podem partilhar o seu smartphone. Face à situação epidemiológica esta nova forma de realizar Observações Astronómicas torna-se mais segura pois privilegia o distanciamento social e cada participante utiliza o seu equipamento pessoal (tablet ou smartphone) para observar os astros.

Itinerário: Atividade de observação Astronómica

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 5 anos

Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga

Ponto de encontro: Porta exterior no Mosteiro de Tibães Hora: 22

Como chegar: Se vem pela A3 (de Valença ou do Porto) deverá sair no nó de Martim/Cabreiros e seguir na estrada nacional Braga-Barcelos (E.N. 103). Vire à direita, no sentido de Barcelos e ande cerca de 1,5km até encontrar uns semáforos junto à igreja de Martim, situada do seu lado direito. Após os semáforos vire à direita (E.N. 205-4). Siga essa estrada ao longo de 7km até encontrar uma rotunda, esta já em Mire de Tibães. Aí chegado, vire à direita e siga sempre em frente cerca de 1,1km (subida acentuada), até chegar ao terreiro do mosteiro.

Se vem pela A28 (de Viana do Castelo ou Porto) Deverá sair no nó da Apúlia e entrar na A11, em direção a Braga. Depois saia no nó de Martim/Cabreiros e siga na estrada nacional Braga-Barcelos (E.N. 103). Vire à direita, no sentido de Barcelos e ande cerca de 1,5km até encontrar uns semáforos junto à igreja de Martim, situada do seu lado direito. Após os semáforos vire à direita (E.N. 205-4). Siga essa estrada ao longo de 7km até encontrar uma rotunda, esta já em Mire de Tibães. Aí chegado, vire à direita e siga sempre em frente cerca de 1,1km (subida acentuada), até chegar ao terreiro do mosteiro.

Coordenadas GPS: 41.556047184253, -8.4785859526901

Localidade: Mire de Tibães

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Actividade Acessivel
A atividade de observação realiza-se num local de fácil acesso sendo apenas necessário um smartphone ou tablet.

Mais informações: https://www.casacienciabraga.org/

Data:

16-08-2022 22:00 - Ação já em curso / terminada