Listagem de Ações de Verão


2035. Visita à Fábrica de Água da Foz do Lizandro

Sabia que a Fábrica de Água da Foz do Lizandro tem um forte contributo na melhoria da qualidade da água das praias da região, e consequentemente na atribuição do galardão Bandeira Azul da praia da Foz do Lizandro?
Esta estação de tratamento de águas residuais, serve parte do Município de Mafra e é um excelente exemplo de Economia Circular: a água tratada poder ser reciclada para fins diversos, antes de ser devolvida ao mar, e as lamas, após tratamento, são encaminhadas para valorização agrícola.
O objetivo da visita é apresentar a principal estação de tratamento de águas residuais, que contribuiu fortemente para a melhoria da qualidade da água das praias da região. O sistema de saneamento associado recolhe, trata e valoriza as águas residuais urbanas de parte do município de Mafra, devolvendo-as ao meio recetor, neste caso o mar, em condições ambientalmente seguras.
O sistema de saneamento da Foz do Lizandro descarrega o efluente tratado no rio Lizandro e foi dimensionado para tratar um equivalente populacional de 28.125 hab. eq., ao qual corresponderá um caudal médio de 4.138 m3/dia.

Esta actividade decorre na área protegida n.a.

Itinerário: A atividade consiste na visita à Fábrica de Água (ETAR) da Foz do Lizandro e de uma caminhada ao longo do rio Lizandro, num percurso total de 4km (ida e volta)

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Águas do Tejo Atlântico

Ponto de encontro: No parque de estacionamento, junto à ponte e à Igreja da N. Senhora do Ó Hora: 10:15

Como chegar: A partir da Ericeira seguir pela EN247 em direção à Foz do Lizandro / Carvoeira, cortar à esquerda em direção à Senhora do Ó, na estrada com o mesmo nome. Passar a ponte e estacionar no estacionamento próximo da Igreja da Sra. do Ó. O restante caminho até à ETAR faz-se a pé (650m aproximadamente - 10min).
No final da visita à ETAR os participantes poderão fazer uma caminhada junto ao rio Lizandro - facultativo

Coordenadas GPS: 38.9500813274, -9.3948124589233

Localidade: Senhora do Ó - Carvoeira

Concelho: MAFRA

Distrito: LISBOA

A atividade implica uma caminhada.
Na ETAR existem algumas escadas que permitem o acesso a alguns dos orgãos de tratamento

Mais informações: https://www.aguasdotejoatlantico.pt/content/foz-do-lizandro

Data:

25-08-2022 10:30 - Ação já em curso / terminada