Listagem de Ações de Verão


2177. Visita à Ponte 25 de Abril

A Ponte 25 de Abril apresenta características que a tornam única no país, não só pela sua dimensão e complexidade técnica como também pelo facto da sua gestão envolver várias entidades, na medida em que coexistem na ponte os modos de exploração rodoviária e ferroviária. Os participantes terão possibilidade de visitar a obra e, nesse âmbito, observar alguns dos equipamentos instalados, como sejam as juntas de dilatação, os aparelhos de apoio e as plataformas de inspeção e manutenção. Desfrutarão de uma oportunidade única de conhecer uma estrutura importante na área técnica da engenharia de pontes.
Percurso da visita: Sala de amarração do maciço sul e troço (cerca de 20 metros) do passadiço do tabuleiro ferroviário, incluindo visualização da boca do túnel do Pragal e das plataformas móveis de inspeção/manutenção. Percurso inverso no regresso. Distância total a percorrer de, aproximadamente, 100 metros.
Consulte os links para mais informações sobre a Ponte 25 de Abril e filme sobre a visita

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 18 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Infraestruturas de Portugal, S.A.

Ponto de encontro: Sede da Infraestruturas de Portugal, Edifício 1, Pragal, Almada Hora: 9h00

Como chegar: Sede da IP – Infraestruturas de Portugal, SA
Como chegar por viatura à sede em Almada:
Vindo de Lisboa, tomar a ponte 25 de Abril. Antes do fim do tabuleiro metálico posicionar-se sobre a fila mais à direita. Imediatamente após o fim do tabuleiro metálico tomar a via à direita sinalizada com _IP_. Percorrer cerca de 100 mts passando em frente a um edifício e virar numa curva apertada à direita e a subir. Percorrer cerca de 50 mts até uma cancela de controlo.
Vindo do Sul, dirigir-se à rotunda Centro Sul em Almada e sair em direção ao Centro de Almada pela Av. Bento Gonçalves. Percorrer 50 mts até semáforos e prosseguir em frente em direção ao Centro de Almada. Percorrer 50 mts e virar à direita na direção Pragal. Percorrer 20 mts e virar à esquerda na direção Pragal pela rua Ramiro Ferrão. Percorrer 100 mts e virar à esquerda na direção Pragal pela rua Cidade de Ostrava. Percorrer 50 mts passando sob uma via até uma rotunda. Continuar em frente pela rua Cidade de Ostrava. Percorrer 400 mts subindo até ao último entroncamento. Virar à esquerda em direção ao Hospital. Percorrer 200 mts passando num viaduto sobre a praça da portagem da ponte 25 de Abril até uma rotunda saindo nesta pela primeira à direita sinalizado com _IP_. Percorrer 100 mts subindo até uma cancela de controlo.

Coordenadas GPS: 38.6760763, -9.1764855

Localidade: Almada

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

percurso entre a sede da IP e a Ponte: distância total a percorrer a pé: 1.400 metros (ida e volta) (aproximadamente 8 minutos para cada lado).

Mais informações: https://www.infraestruturasdeportugal.pt/

Data:

15-09-2022 09:00 - Ação já em curso / terminada