Listagem de Ações de Verão


1985. À Descoberta do património Natural de FCR no Trilho do Talegre na Terra do Lagarto ( Vilar de Amargo)

O mosaico agroflorestal Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo do que se estende até aos Vales escarpados do rio Côa, Águeda e Ribeira de Santa Maria de Aguiar fazem parte diferentes habitats, áreas ecológicas que são habitadas por determinadas espécies de animais, plantas, cogumelos ou outros organismos. Nessas áreas podemos observar ou encontrar vestígios de diferentes espécies que vivem, procuram alimento, abrigo, proteção e companheiros para a reprodução.
No sentido de valorizar as características mais relevantes do ponto de vista natural, paisagístico, sócio-económicoe cultural foi criado em 1998 o Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).
No ano de 1999 aproximadamente metade da área do Concelho de Figueira Castelo Rodrigo passou a estar integrado em duas Zonas de Proteção Especial a Zona de Proteção Especial “Douro Internacional e Vale do Águeda” e a do “Vale do Côa” áreas de proteção que urge conhecer para proteger.
Para complementar todo o Munícipio de Figueira de Castelo Rodrigo está inscrito na Reserva da Biosfera (RB) da Meseta Ibérica reconhecida pela UNESCO em 2015. As Reservas da Biosfera são territórios destinados a promover o desenvolvimento sustentável com base nas atividade das comunidades locais e no conhecimento científico.
No sentido de promover o conhecimento científico do território de Figueira de Castelo Rodrigo a Visitar Côa & Douro – AMBIEDUCA propõem-se criar uma caminhada interpretativa que dê a conhecer o património Natural classificado da Região. A caminhada de 5 kms é fácil e acessível e permite passar por miradouros e património construído que ajudarão a elucidar os participantes sobre o tema.

Esta actividade decorre na área protegida Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica + Parque Natural do Douro Internacional

Itinerário: Praça da Torre Vilar de Amargo - Miradouro do Talegre – Pombal tradicional- Praça da Torre Vilar de Amargo

Duração: 3.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta

Entidade Parceira: Ambieduca

Ponto de encontro: Praça da Torre Vilar de Amargo Hora: 9.30

Como chegar: De carro/bicicleta ou a pé pela EN 332 que liga Figueira de Castelo Rodrigo a Vila Nova de Foz Côa.

Coordenadas GPS: 40.943107648979, -7.0128499211578

Localidade: Vilar de Amargo

Concelho: FIG. DE CASTELO RODRIGO

Distrito: GUARDA

Datas:

23-07-2022 09:30 - Ação já em curso / terminada

27-08-2022 09:30 - Ação já em curso / terminada