Listagem de Acções de Verão

738. Do rio Almonda à Gruta das Lapas: Geodiversidade & Biodiversidade!

Num percurso de 3 quilómetros caminhando ao longo do rio Almonda e conhecendo alguns aspetos da sua geomorfologia e da biodiversidade. Com início na Praia Fluvial da Ribeira Branca, o percurso tem vista privilegiada para a planície de inundação do rio, terras férteis, onde se cultiva o milho, pomares e hortas. Visita-se um terraço fluvial com antigas pedreiras de tufo calcário, um moinho de água em ruínas e termina-se a visita nas Grutas de Lapas, um extraordinário conjunto de galerias subterrâneas escavadas em tufos calcários, com importância a nível nacional e internacional.

Itinerário: Praia Fluvial da Ribeira Branca -> Pedreira de Exploração de Tufo-> Moinho de água -> Aldeia das Lapas-> Gruta das Lapas -> Praia Fluvial da Ribeira Branca (Autocarro)

Duração: 4.00 Horas

Entidade Parceira: Município de Torres Novas

Ponto de encontro: Praia Fluvial Ribeira Branca (39.49201057449346, -8.582731371494004) - São Pedro, Lapas e Ribeira Branca Hora: 09:00

Como chegar: Vindo da A1:
Siga pela A1 para a N3 em Santarém e tome a saída em direção a Alcanena/Minde na A23, siga pela N243 para a R. 25 de Abril.
Vindo pela A23:
Siga pela A23 e tome a saída 2 para convergir com a R. da Várzea/N3 em Torres Novas, continue na N3 e dirija-se para a R. 25 de Abril

Coordenadas GPS: 39.4919112194, -8.5755645090062

Localidade: São Pedro, Lapas e Ribeira Branca (Ribeira Branca)

05-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

736. Moinhos da Pena: Geodiversidade & Biodiversidade!

Num percurso de cerca de 4 km é possível observar um dos maiores conjuntos de moinhos de Portugal (12 moinhos de vento tradicionais) – Os Moinhos da Pena! Aliás, estes moinhos foram estrategicamente construídos no topo da escarpa do Arrife. Estes são testemunhos da importância da moagem artesanal, onde se moíam os cereais com a força do vento, através de uma série de engrenagens que faziam mover a mós, obtendo-se a farinha (de trigo ou de milho). A sua atividade original cessou por volta de 1965, mas desde então, alguns têm sido recuperados para fins turísticos.
Durante o percurso observam-se vários afloramentos de calcário, bem como os matos e vegetação mediterrânica que aqui predominam, onde é possível observar a fusão entre a geodiversidade e a biodiversidade do local.

Itinerário: Snack Bar dos Moinhos -> Moinhos da Pena -> Snack Bar dos Moinhos

Duração: 3.00 Horas

Ponto de encontro: Snack Bar dos Moinhos Hora: 09:00

Como chegar: Vindo da A1:
Siga pela A23 saída em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas e tome a saída em direção a Alcanena/Minde
Siga pela saída 2 para N3 em direção a T.res Novas. Siga pela N349 para a R. dos Moinhos
Vindo pela A23:
Siga pela A23 em direção a Santarém. Siga pela saída 3 em direção a Entronc.to Norte. Siga pela R. do Guadiana e N349 para a R. dos Moinhos

Coordenadas GPS: 39.592381456699, -8.5332759962735

Localidade: Chancelaria

22-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

735. Serra de Aire: Geodiversidade & Biodiversidade!

Percurso de cerca de 4 km com o objetivo de fazer a ponte entre a Geodiversidade e a Biodiversidade do local. No decorrer do percurso pode ser observado um núcleo de megalapiás fundamentalmente constituído por torres ou pilares rochosos que chegam a atingir dimensões métricas. Os lapiás são geoformas resultantes dos processos de dissolução de rochas carbonatadas (neste caso, calcários dolomíticos do Jurássico Médio). Como testemunho de processos antigos de dissolução, do qual resulta a formação de um solo avermelhado (terra rossa). E é neste local que surge muita da vegetação típica mediterrânica, autóctone e que está mais adaptada ao solo e às condições do clima.
Durante o percurso também poderá ser observado duas antigas pedreiras e um forno de cal, testemunhos da exploração de recursos geológicos e da sua utilização.

Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Itinerário: Parque de Merendas de Vale da Serra -> Megalapiás Arrrife das Paredinhas-> Forno de Cal -> Megalapiás de João Dias -> Pedreira (Campo Escola Serra de Aire) -> Pedreira Manuel Fernandes (Miradouro)

Duração: 4.00 Horas

Entidade Parceira: Município de Torres Novas

Ponto de encontro: Parque de Merendas de Vale da Serra (39.52005537641368, -8.605310853382306), Vale da Serra (Casal João Dias) – Rua do Arrife do Raro Hora: 09:00

Como chegar: Vindo da A1:
Siga pela R. Conselheiro Real/N243, Av. José Loureiro da Rosa, R. 25 de Abril, Estr. Herois da Patria e R. Pinhal dos Frades para a R. do Arrife do Raro em Pedrógão

Siga pela A23 para a N3 em Santarém. Tome a saída N3 na A23
Mantenha-se à direita no cruzamento, siga as indicações para Leiria/Alcanena/Minde e vire para N3

Coordenadas GPS: 39.520171243739, -8.6052142938578

Localidade: Pedrógão (Vale da Serra).