Listagem de Acções de Verão


692. Passeio Geológico e Astronómico

Convidamos os participantes a visitar os Gnaisses da Foz do Douro, de uma forma autónoma e sem guia, consultando a informação existente ao longo do percurso. Os Gnaisses têm cerca de 600 milhões de anos e constituem o Património Geológico mais antigo existente em Portugal.

Às 21h00 os participantes deslocam-se até ao Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, para assistir a uma apresentação sobre o céu, dentro da cúpula do planetário, seguida de uma sessão de observação noturna com telescópio (se as condições meteorológicas o permitirem). Esta parte da atividade é acompanhada e comentada por especialistas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Itinerário: Começar no Forte de São Francisco Xavier (ou “Castelo do Queijo”, como também é conhecido) e seguir para Sul ao longo da costa, até à Foz do Douro. Seguir as informações disponíveis ao longo do percurso.

Às 21h00 os visitantes devem dirigir-se ao Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, para uma sessão de observação com telescópios (se as condições meteorológicas o permitirem).

Duração: 3.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Centro de Investigação em Astronomia/Astrofísica da Universidade do Porto

Ponto de encontro: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva Hora: 21h00

Como chegar: Ao Castelo do Queijo:
Seguir até à rotunda do Castelo do Queijo, junto à costa, na interseção entre a Avenida da Boavista e a Avenida de Montevideu.

Ao Planetário do Porto - Centro Ciência Viva:
- Vindo de Sul, no IC1, imediatamente a seguir ao final da Ponte da Arrábida, tomar a saída “Campo Alegre”.
- Vindo de Norte, seguir pela VCI sentido Freixo/Arrábida, tomar a saída “Campo Alegre”.
Em ambos os casos, depois de descer a rua, virar na curva apertada à direita para a Via Panorâmica (saída “Campo Alegre U”), junto ao letreiro luminoso perto da Faculdade de Letras da UPorto. Passar pela Faculdade de Arquitetura da UPorto (edifícios brancos) e virar à direita na bifurcação. Assim que passar o viaduto, virar à esquerda, para o edifício de tijolo (Planetário do Porto).

Coordenadas GPS: 41.150449641354, -8.6385341228752

Localidade: Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Datas:

12-08-2021 21:00 - Acção já em curso / terminada

09-09-2021 21:00 - Acção já em curso / terminada