Listagem de Acções de Verão


800. A vida na maré baixa

Observação da diversidade e distribuição de espécies macroscópicas da zona entre marés de uma praia rochosa, com referência aos fatores que limitam essa distribuição. Observação detalhada da morfologia das espécies mais abundantes, recorrendo-se ao auxílio de lupas binoculares.

Itinerário: Percurso pela praia

Duração: 3.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Mare - Politécnico de Leiria

Ponto de encontro: Porto da Areia Norte Hora: 9.45

Como chegar: Chegando a Peniche, seguir na direção do Farol pela marginal norte. Cerca de 300 metros depois de passar os portões de Peniche (muralha) encontra-se um depósito de água amarelo (filtro) do lado direito. Virar aí à direita (tem uma placa a indicar Porto da Areia Norte) e andar 50 metros.

Localidade: Peniche

Concelho: PENICHE

Distrito: LEIRIA

Data:

09-09-2021 09:45 - Acção já em curso / terminada


787. Grutas e Nascentes de Porto de Mós

A atividade inicia-se junto à nascente perene do rio Lena, na povoação de Ribeira de Cima. De seguida, num pequeno percurso pelo vale das nascentes do rio Lena, percorrem-se algumas das suas nascentes temporárias, como sendo a Cabeço de Pedra, a Tapada das Freiras e a Minhola do Maneta. Posteriormente, visita-se a Fórnea de Alvados, um espetacular anfiteatro com cerca de 1 km de diâmetro escavado nos calcários do Jurássico inferior e médio, rico em fósseis de amonites e belemnites. Nas suas vertentes existem várias nascentes temporárias onde a meia encosta se visita uma das mais elevadas, onde a água brota da gruta da Cova da Velha. A atividade termina com um percurso da Fórnea até ao denominado “Castelo de Alcaria”, onde se localiza a gruta da Mouração, sobranceiro o vale das nascentes do Lena.

Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Itinerário: Ribeira de Cima e Nascentes do Lena, Fórnea e Gruta Cova da Velha, Portela e Gruta da Mouração

Duração: 8.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE)

Ponto de encontro: Na povoação de Ribeira de Cima, entre a rua da Nascente e a rua Nossa Senhora do Desterro. Hora: 9.30

Como chegar: A povoação de Ribeira de Cima localiza-se imediatamente a sul de Porto de Mós, na EN 362, na direção para a Mendiga.

Coordenadas GPS: 39.583482291591, -8.8194035233764

Localidade: Povoação Ribeira de Cima

Concelho: PORTO DE MÓS

Distrito: LEIRIA

Mais informações: www.spe.pt

Datas:

28-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

11-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


752. Passeio Interpretativo na Lagoa de Óbidos

A Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa localiza-se nos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos. Pela sua localização e dimensão, é um local importante do ponto de vista ornitológico. A diversidade de habitats que compõem a área da lagoa de Óbidos faz com que ocorra regularmente uma grande diversidade de espécies de aves.
Parta à descoberta da maravilhas naturais da Lagoa de Óbidos num passeio interpretativo guiado pela Associação de Defesa do Paul de Tornada - PATO.
Traga roupa e calçado confortável e se tiver binóculos e/ou máquina fotográfica.

Itinerário: O passeio será realizado a pé e tem inicio no parque de merendas do Arelho.
A atividade termina no ponto de encontro.

Duração: 2.30 Horas

Preço: 3.00 €/participante

Idade Minima: 3 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Associação PATO (associação de defesa do Paul de Tornada)

Ponto de encontro: Parque de merendas do Arelho (39.399123, -9.197733) Hora: 10h00

Como chegar: Em Óbidos, seguir em direção à localidade do Arelho (Óbidos). Continuar em frente, na estrada real, e depois da localidade e após o cruzamento para a Fábrica de Água (ETAR) da Charneca, seguir em frente até ao próximo cruzamento, onde irá entrar numa estrada de terra batida. Seguir sempre em frente até um largo virado para a Lagoa de Óbidos onde poderá estacionar o carro.

Nas Caldas da Rainha, seguir em direção ao Bairro da Senhora da Luz (Óbidos) e aí em direção ao Arelho (Óbidos). Continuar em frente, na estrada real, e depois da localidade e após o cruzamento para a Fábrica de Água (ETAR) da Charneca, seguir em frente até ao próximo cruzamento, onde irá entrar numa estrada de terra batida. Seguir sempre em frente até um largo virado para a Lagoa de Óbidos onde poderá estacionar o carro.

Localidade: Arelho

Concelho: ÓBIDOS

Distrito: LEIRIA

Mais informações: http://www.associacao-pato.org/

Datas:

17-07-2021 02:30 - Acção já em curso / terminada

07-08-2021 02:30 - Acção já em curso / terminada

11-09-2021 02:30 - Acção já em curso / terminada


808. Visita à Fábrica de Água de S. Martinho do Porto

Sabia que a Fábrica de Água de S. Martinho do Porto tem um forte contributo na melhoria da qualidade da água da baía de S. Martinho, e consequentemente na atribuição do galardão Bandeira Azul dessa praia?
Esta estação de tratamento de águas residuais, serve parte dos Municípios de Alcobaça e S. Martinho do Porto e é um excelente exemplo de Economia Circular: a água tratada poder ser reciclada para fins diversos, antes de ser devolvida ao mar, e as lamas, após tratamento, são encaminhadas para valorização agrícola.
O objetivo da visita é apresentar a principal estação de tratamento de águas residuais, que contribuiu fortemente para a melhoria da qualidade da água das praias de S. Martinho e de Salir do Porto. O sistema de saneamento associado recolhe e trata as águas residuais urbanas de parte dos municípios de Alcobaça e de Caldas da Rainha, devolvendo-as ao meio recetor, neste caso o mar, em condições ambientalmente seguras.
O sistema de saneamento de S. Martinho do Porto está dimensionado para tratar o efluente de 35.000 habitantes, com um caudal máximo de 5.400m3/dia. Para além da Fábrica de Água, inclui um sistema intercetor com cerca de 20 km, uma estação elevatória e um pequeno emissário submarino.

Esta actividade decorre na área protegida n.a.

Itinerário: A atividade consiste na visita à Fábrica de Água (ETAR) de S. Martinho do Porto.

Duração: 1.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Águas do Tejo Atlântico

Ponto de encontro: No parque de estacionamento, no interior do recinto da ETAR de S. Martinho do Porto. Hora: 10h15

Como chegar: Na EN 242, direção Alfeizerão - S. Martinho do Porto, virar á esquerda junto à residencial O Amável, em direção a Salir do Porto. na rotunda, sair na segunda saída em direção à estrada sem saída. seguir até ao final da rua.
Coordenadas: 39.49752292725409, -9.134472678867676

Localidade: Rua Pinhal Manso
S. Martinho do Porto

Concelho: ALCOBAÇA

Distrito: LEIRIA

Actividade Acessivel
Quase toda a visita é acessível, havendo dois locais facultativos com acesso por escada

Mais informações: https://www.aguasdotejoatlantico.pt/content/sao-martinho-do-porto

Data:

23-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada