Listagem de Acções de Verão

878. De olhos postos nos Insetos da Estação de Biodiversidade da Ribeira de Alportel

A estação de biodiversidade da Ribeira de Alportel localiza-se junto ao limite sul do Sítio Caldeirão da Rede Natura 2000, muito próximo da fronteira com o Barrocal. O caminho da estação acompanha a margem esquerda da Ribeira de Alportel atravessando uma grande diversidade de habitats - galeria ripícola bem conservada, prados, matos mediterrânicos, etc – que lhe conferem uma elevada biodiversidade. Ao longo do passeio, realizado em pareceria com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, será feita a interpretação da paisagem com enfoque nos insetos, na vegetação, na geologia e também nas marcas de ruralidade.

Itinerário: Início junto ao painel principal da ebio, caminhada até à zona da ribeira com passadeiras e regresso ao ponto de origem (percurso circular)

Duração: 1.30 Horas

Idade Minima: 5 anos

Ponto de encontro: Junto ao painel inicial da Ebio Hora: 17h15

Como chegar: Seguir pela EN2 até à localidade Alportel, no centro virar à direita tomando a EM1202 no sentido de Parises, seguir a EM1202 até encontrar, à direita, antes da ponte, o painel de início da ebio, local de início do passeio

N37º10´43_ W7º53´31_

Coordenadas GPS: 37.178719130977, -7.8919546546249

Localidade: Cova da Muda

Distrito: FARO

Passeio a pé por carreiros de terra

03-09-2021 17:30 - Acção já em curso / terminada

859. Exóticas Invasoras na Ribeira de Alportel - parte II

Após uma breve conversa sobre os impactes das espécies exóticas invasoras iremos percorrer um pequeno troço da ribeira de Alportel na Fonte Férrea e, para além de identificar as espécies exóticas invasoras existentes no local, vamos realizar uma ação de voluntariado ambiental de descasque de acácia. Levar água, chapéu, roupa e calçado confortável.

Itinerário: Pequeno percurso (500m) junto à Fonte Férrea

Idade Minima: 10 anos

Entidade Parceira: APA/ARH Algarve - Voluntariado Ambiental para a Água

Ponto de encontro: Café Avalanche Hora: 10.00

Como chegar: Depois de passar por S. Brás de Alportel seguir em direção a Alportel e na Estrada Nacional 2 ( N2 ) Depois de passar Alportel virar à direita na estrada para a Fonte Férrea .

Coordenadas GPS: 37.185177055971, -7.9143725575714

Localidade: Alportel - Fonte Férrea

17-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

833. Observação Astronómica Noturna - São Brás de Alportel

Sessão de observação noturna à vista desarmada e com telescópio. Identificação de constelações no céu de Verão. Observação, com explicações, da Lua ou planetas consoante a sua visibilidade, e de objetos do céu profundo, e de outros fenómenos que aconteçam durante a sessão.

Itinerário: A atividade decorre totalmente no próprio Miradouro.

Idade Minima: 8 anos

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva do Algarve

Ponto de encontro: Miradouro do Alto da Arroteia Hora: 20:40

Como chegar: A chegada ao Miradouro do Alto da Arroteia descreve-se melhor iniciando a viagem na rotunda da escola secundária José Belchior Viegas, em plena estrada nacional EN2.
Seguir pela estrada Nacional EN2 em direção a Norte / Lisboa até à rotunda seguinte. Sair na 3ª saída da rotunda para se manter na mesma estrada. Ao longo dos 700m seguintes, a EN2 faz duas curvas, e chegará à localidade de Portela. Aqui do lado esquerda da estrada encontrará indicação para _Miradouro do Alto da Arroteia_. Siga as indicações com atenção para a estrada estreita. Ao longo dos 800 metros seguintes, encontrará mais duas indicações para o miradouro.

Coordenadas GPS: 37.159094080274, -7.9080210866241

Localidade: Alto da Arroteia

Actividade Acessivel
Ajdacente ao parque de estacionamento. Há caminho desimpedido (longo) em terra batida, ou através de 3 degraus

26-08-2021 20:45 - Acção já em curso / terminada

877. Visita guiada à Quinta Pedagógica do Peral e fabrico de queijo de cabra

Em parceria com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, atividade que propomos decorrerá no equipamento centro de interpretação e educação ambiental “Quinta do Peral” onde será feita uma visita aos animais de quinta, aos espaços cultivados com hortícolas, aromáticas e árvores, em seguida os participantes poderão aprender a fazer queijo fresco de cabra de forma artesanal.

Itinerário: Toda a visita decorre no centro de interpretação e educação ambiental “Quinta do Peral”

Idade Minima: 5 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Ponto de encontro: Centro de interpretação e educação ambiental “Quinta do Peral” Hora: 15h15

Como chegar: Ao chegar à primeira rotunda da en2 antes da vila de São Brás de Alportel, virar à direita no sentido de Tavira, na rotunda seguinte seguir na direção indicada pela placa “equipamento ambiental”, tomando a EM514, seguir ao encontro da EM517, onde, no cruzamento, deverá virar à direita e seguir as placas “Quinta do Peral”.