Listagem de Acções de Verão


888. Valorização das plantas do Paul de Manique do intendente para cosmética natural

A partir do conhecimento da diversidade etnobotânica do Paul de Manique previamente efetuada, pretende-se apresentar uma caracterização geral das plantas com maior potencial medicinal que se podem encontrar na zona.

Após observação de algumas das espécies mais características da região, será efetuada a demonstração de algumas das técnicas de extração mais utilizadas para a obtenção de extratos, compostos ativos e óleos essenciais.

No final os participantes são convidados a incorporar alguns dos ativos numa formulação cosmética base e assim criar a sua própria formulação cosmética.

A acção tem o apoio do Município de Azambuja e da empresa Elisa Câmara Lda.

Itinerário: Ponto de partida pelas 10.30 h
Escola Básica de Manique do Intendente: iremos percorrer a pé a zona do Paul de Manique para observação das plantas existentes com maior potencial medicinal.

Serão apresentadas as actividades numa tenda montada no Paul de Manique:

a-Conhecimento das diversas técnicas de extração tradicionais e modernas e demonstração dos métodos mais simples e acessíveis para obtenção de extratos e óleos essenciais.

b- Os participantes serão convidados a incorporar alguns dos ativos (extratos e óleos essenciais) para criar a sua própria formulação cosmética.

A ação termina pelas 13 h.

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: No parque de estacionamento junto à Escola Básica Integrada de Manique do Intendente. Hora: 10:15

Como chegar: O Paul de Manique localiza-se no município de Azambuja, cerca de 70km a Norte de Lisboa.
Pela A1 (Norte) sair em Aveiras e seguir, pela N366 na direcção de Alcoentre. No cruzamento para Alcoentre (à esquerda) vire à direita para Manique, Vila Nova de São Pedro. Quando entrar em Manique do Intendente vai passar pelos semáforos (onde encontrará à sua esquerda a Igreja) e deve seguir em frente até encontrar corte à direita com indicação de Paul/Escola Básica de Manique.

Em frente à escola tem um estacionamento para viaturas que pode usar.

Coordenadas GPS: 39.219907905721, -8.8855559734906

Localidade: 39° 13.185_N - 8° 53.134_W

Manique do Intendente

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
O percurso escolhido para a observação das plantas do Paul é acessível e as distâncias a percorrer não são longas.
Não são necessários conhecimentos científicos avançados para a compreensão dos métodos de extração e suas aplicações na área da cosmética.
Os participantes, na parte experimental poderão demonstrar sua criatividade na preparação da sua própria formulação e cosmético utilizando extratos e óleos essenciais fornecidos pelos monitores.

Data:

15-09-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada