Listagem de Acções de Verão


756. De bicicleta pelo Sistema Solar?

Quando, numa noite límpida, olhamos para o céu, ficamos com a sensação de um Universo cheio, em
que o nosso planeta é apenas mais um objeto no Espaço. Lembramo-nos, então, de que as distâncias entre os vários corpos celestes são enormes e que a nossa sensação é apenas uma ilusão - o Universo é essencialmente formado por vazio. Mas qual a verdadeira dimensão desse vazio? Os números envolvidos são de tal modo grandes que perdem o significado. Que significa dizer que a Terra está a 150 milhões de quilómetros do Sol? Ou que a Lua está a 384 mil quilómetros da Terra? Ou que a estrela mais próxima de nós a seguir ao Sol está a 4 anos-luz? Ou que… podemos facilmente aceitar e repetir estes números, mas na realidade não somos capazes de verdadeiramente os perceber.
A construção do Sistema Solar à escala de Estremoz, que é um dos poucos que existem no Mundo, permite aos visitantes aperceberem-se das reais dimensões do mundo em que vivemos. Mas, para conseguir ser verdadeiramente à escala, as distâncias entre os planetas acabam mesmo assim por ser grandes demais para serem visualizadas de uma vez ou percorridas facilmente a pé - a bicicleta torna-se pois a alternativa lógica, até pelos aspectos lúdicos e desportivos que lhe estão inerentes.

Itinerário: Estremoz - Estremoz

Duração: 6.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Estremoz Hora: 08:45

Como chegar: Em pleno centro da cidade. Para chegar a Estremoz Seguir pela N4 (sentido Elvas) ou pela A6 (sentido Espanha). Seguir pela A6 até à saída de Estremoz. Entrar na cidade até ao seu Centro (Rossio Marquês de Pombal) e procurar Convento das Maltezas/Pólo da Universidade de Évora.

Localidade: Estremoz

Concelho: ESTREMOZ

Distrito: EVORA

Mais informações: http://www.ccvestremoz.uevora.pt

Datas:

11-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

04-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada