Listagem de Ac√ß√Ķes de Ver√£o

724. Aqui h√° Aves! - Jardim das Rosas

Vem conhecer as aves que vivem ou frequentam o jardim das Rosas e o Rio Almonda na cidade de Torres Novas.

Itinerário: Pontos fixos de observação de aves. Iremos estar no Jardim das Rosas e sua envolvente durante todo o período da atividade.

Duração: 3.00 Horas

Idade Minima: 5 anos

Entidade Parceira: Associação 30por1linha

Ponto de encontro: Jardim das Rosas - Torres Novas Hora: 9:00

Como chegar: Vindo na A1 desde o Norte ou Sul do País, sair na saída 7 (Torres Novas). Seguir pela A23 até à segunda saída (Torres Novas / Golegã). Vindo do interior do País pela A23 sair na saída para Torres Novas. Seguir em direcção à Avenida Dr. João Martins de Azevedo.

Localidade: Torres Novas

Actividade Acessivel
Acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

05-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

738. Do rio Almonda à Gruta das Lapas: Geodiversidade & Biodiversidade!

Num percurso de 3 quil√≥metros caminhando ao longo do rio Almonda e conhecendo alguns aspetos da sua geomorfologia e da biodiversidade. Com in√≠cio na Praia Fluvial da Ribeira Branca, o percurso tem vista privilegiada para a plan√≠cie de inunda√ß√£o do rio, terras f√©rteis, onde se cultiva o milho, pomares e hortas. Visita-se um terra√ßo fluvial com antigas pedreiras de tufo calc√°rio, um moinho de √°gua em ru√≠nas e termina-se a visita nas Grutas de Lapas, um extraordin√°rio conjunto de galerias subterr√Ęneas escavadas em tufos calc√°rios, com import√Ęncia a n√≠vel nacional e internacional.

Itinerário: Praia Fluvial da Ribeira Branca -> Pedreira de Exploração de Tufo-> Moinho de água -> Aldeia das Lapas-> Gruta das Lapas -> Praia Fluvial da Ribeira Branca (Autocarro)

Duração: 4.00 Horas

Entidade Parceira: Município de Torres Novas

Ponto de encontro: Praia Fluvial Ribeira Branca (39.49201057449346, -8.582731371494004) - S√£o Pedro, Lapas e Ribeira Branca Hora: 09:00

Como chegar: Vindo da A1:
Siga pela A1 para a N3 em Santarém e tome a saída em direção a Alcanena/Minde na A23, siga pela N243 para a R. 25 de Abril.
Vindo pela A23:
Siga pela A23 e tome a saída 2 para convergir com a R. da Várzea/N3 em Torres Novas, continue na N3 e dirija-se para a R. 25 de Abril

Coordenadas GPS: 39.4919112194, -8.5755645090062

Localidade: S√£o Pedro, Lapas e Ribeira Branca (Ribeira Branca)

05-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

736. Moinhos da Pena: Geodiversidade & Biodiversidade!

Num percurso de cerca de 4 km √© poss√≠vel observar um dos maiores conjuntos de moinhos de Portugal (12 moinhos de vento tradicionais) ‚Äď Os Moinhos da Pena! Ali√°s, estes moinhos foram estrategicamente constru√≠dos no topo da escarpa do Arrife. Estes s√£o testemunhos da import√Ęncia da moagem artesanal, onde se mo√≠am os cereais com a for√ßa do vento, atrav√©s de uma s√©rie de engrenagens que faziam mover a m√≥s, obtendo-se a farinha (de trigo ou de milho). A sua atividade original cessou por volta de 1965, mas desde ent√£o, alguns t√™m sido recuperados para fins tur√≠sticos.
Durante o percurso observam-se v√°rios afloramentos de calc√°rio, bem como os matos e vegeta√ß√£o mediterr√Ęnica que aqui predominam, onde √© poss√≠vel observar a fus√£o entre a geodiversidade e a biodiversidade do local.

Itiner√°rio: Snack Bar dos Moinhos -> Moinhos da Pena -> Snack Bar dos Moinhos

Duração: 3.00 Horas

Ponto de encontro: Snack Bar dos Moinhos Hora: 09:00

Como chegar: Vindo da A1:
Siga pela A23 saída em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas e tome a saída em direção a Alcanena/Minde
Siga pela saída 2 para N3 em direção a T.res Novas. Siga pela N349 para a R. dos Moinhos
Vindo pela A23:
Siga pela A23 em direção a Santarém. Siga pela saída 3 em direção a Entronc.to Norte. Siga pela R. do Guadiana e N349 para a R. dos Moinhos

Coordenadas GPS: 39.592381456699, -8.5332759962735

Localidade: Chancelaria

22-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

735. Serra de Aire: Geodiversidade & Biodiversidade!

Percurso de cerca de 4 km com o objetivo de fazer a ponte entre a Geodiversidade e a Biodiversidade do local. No decorrer do percurso pode ser observado um n√ļcleo de megalapi√°s fundamentalmente constitu√≠do por torres ou pilares rochosos que chegam a atingir dimens√Ķes m√©tricas. Os lapi√°s s√£o geoformas resultantes dos processos de dissolu√ß√£o de rochas carbonatadas (neste caso, calc√°rios dolom√≠ticos do Jur√°ssico M√©dio). Como testemunho de processos antigos de dissolu√ß√£o, do qual resulta a forma√ß√£o de um solo avermelhado (terra rossa). E √© neste local que surge muita da vegeta√ß√£o t√≠pica mediterr√Ęnica, aut√≥ctone e que est√° mais adaptada ao solo e √†s condi√ß√Ķes do clima.
Durante o percurso também poderá ser observado duas antigas pedreiras e um forno de cal, testemunhos da exploração de recursos geológicos e da sua utilização.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Itiner√°rio: Parque de Merendas de Vale da Serra -> Megalapi√°s Arrrife das Paredinhas-> Forno de Cal -> Megalapi√°s de Jo√£o Dias -> Pedreira (Campo Escola Serra de Aire) -> Pedreira Manuel Fernandes (Miradouro)

Duração: 4.00 Horas

Entidade Parceira: Município de Torres Novas

Ponto de encontro: Parque de Merendas de Vale da Serra (39.52005537641368, -8.605310853382306), Vale da Serra (Casal Jo√£o Dias) ‚Äď Rua do Arrife do Raro Hora: 09:00

Como chegar: Vindo da A1:
Siga pela R. Conselheiro Real/N243, Av. José Loureiro da Rosa, R. 25 de Abril, Estr. Herois da Patria e R. Pinhal dos Frades para a R. do Arrife do Raro em Pedrógão

Siga pela A23 para a N3 em Santarém. Tome a saída N3 na A23
Mantenha-se √† direita no cruzamento, siga as indica√ß√Ķes para Leiria/Alcanena/Minde e vire para N3

Coordenadas GPS: 39.520171243739, -8.6052142938578

Localidade: Pedrógão (Vale da Serra).