Listagem de Acções de Verão


887. Verão na ribeira com os invertebrados aquáticos

Esta atividade pretende dar a conhecer os ribeiros de montanha e um importante grupo de organismos aquáticos – os macroinvertebrados. Será feita uma breve apresentação dos sistemas ribeirinhos como componentes importantes da paisagem e suscetíveis às atividades humanas. Em seguida será feita uma caracterização da ribeira (Ribeira de São João, Lousã) e uma apresentação das comunidades aquáticas, focando nos insetos. Serão observados organismos no seu ambiente natural. Será realizada uma amostragem de invertebrados aquáticos por um membro da equipa, com recurso a rede de mão_ os participantes serão convidados a experimentar a técnica de amostragem. Os invertebrados recolhidos serão colocados em tabuleiros e manuseados com pinças e observados à lupa pelos participantes. Será dada informação para que os participantes façam a identificação dos invertebrados ao nível taxonómico da ordem. No final da sessão os organismos serão devolvidos à ribeira pelos participantes. Esta atividade é desenvolvida em parceria com o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e Universidade de Coimbra.

Itinerário: Ribeira de São João, Lousã

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 4 anos

Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra

Ponto de encontro: Parque de estacionamento ao lado da piscina fluvial Nossa Sra. Piedade, Lousã. Recomenda-se a comparência no ponto de encontro com 15 minutos de antecedência em relação à hora de início indicada. Hora: 14h00

Como chegar: Estando no centro da Lousã, seguir as indicações para o Castelo ou Piscina fluvial Nossa Sra. Piedade: 40.100271N, -8.234157S.

Localidade: Ribeira de São João, Lousã

Concelho: LOUSÃ

Distrito: COIMBRA

Actividade Acessivel
.

Datas:

03-08-2021 14:00 - Acção já em curso / terminada

10-08-2021 14:00 - Acção já em curso / terminada

17-08-2021 14:00 - Acção já em curso / terminada

24-08-2021 14:00 - Acção já em curso / terminada