As tecnologias imersivas revolucionaram a forma como interagimos com o mundo digital e físico e os equipamentos de observação de superfícies estão capacitados para transformar um modelo numa imagem tridimensionais (3D) facilmente manipulável. Estas imagens 3D são hoje possíveis e altamente detalhadas, indo ao à avaliação dimensional e ao pormenor do rosto de um indivíduo. Por outro lado, a combinação dos diversos tecnologias imersivas – realidade virtual (RV), realidade aumentada (RA) e realidade mista (RM) – possibilitam integrar o mundo virtual, sobrepondo elementos digitais a ambientes físicos ou mesmo integrar de forma dinâmica o mundo real com o virtual, permitindo que elementos digitais interajam com objetos físicos em tempo real. Na RM, parâmetros como localização, orientação e movimento podem ser ajustados, em tempo real, para assegurar que os elementos digitais se alinhem corretamente com o ambiente físico. Combinando as imagens 3D com as tecnologias imersivas abrem-se portas para experiências personalizadas em videojogos, filmes e ambientes industriais, permitindo, inclusive, a substituição de certas operações por processos totalmente automatizados, oferecendo novas possibilidades em eficiência e precisão.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Instituto Politécnico de Viseu
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 40.644198183317, -7.9204826297073
Localidade: Viseu
Concelho: VISEU
Distrito: VISEU
Mais informações: https://ipv.pt/
Data:
O pensamento algorítmico é uma competência necessária para a sociedade atual e para o futuro. Relaciona-se com a resolução de problemas, a criatividade e o pensamento computacional, sendo relevante em várias áreas curriculares e profissionais. Esta atividade apresenta o pensamento algorítmico de uma forma simples e lúdica. A partir de um baralho de cartas concebido para o efeito, propõe-se a criação de um desenho colaborativo, aplicando criatividade à execução de instruções, que inscrevem os conceitos de passo, condição e ciclo.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Esta atividade utiliza um produto resultante do projeto Erasmus+ “Algorithmic Thinking Skills through Play-Based Learning for Future’s Code Literates" – Algolittle, 2020-1-TR01-KA203-092333
Instituição: Instituto Politécnico de Viseu
Tipo de Evento: Workshop
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 40.644002853517, -7.9209479929714
Localidade: Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Sala 10
Concelho: VISEU
Distrito: VISEU
Mais informações: https://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/8229
Data: