Saiba onde acontecem as ações

Atividades



Artistas na fábrica

Portugal não entrou na II Guerra, mas a II Guerra entrou em Portugal: na economia, no trabalho, nas condições de vida, nas mentalidades. E no ambiente político, que momentaneamente transformou, ao tornar-se clara a derrota iminente do nazi-fascismo. É neste momento único, de esperança e combatividade, que três jovens artistas, impelidos pela urgência de criar e intervir, vão produzir, na região de Leiria, dezenas de obras centradas no ambiente industrial, no trabalho infantil na fábrica e na dureza das vidas proletárias. Em grande parte até agora inéditas, marcam o neorrealismo plástico em Portugal.
A visita é uma viagem ao contexto multifacetado destes trabalhos e a alguns episódios supreendentes que o revelam. Entre o brutal quotidiano fabril das crianças e jovens vidreiros e a ligação ao poder político do negócio cimenteiro; entre as práticas culturais e associativas como luta antifascista e os múltiplos dispositivos da repressão; entre Belas Artes de Lisboa, o Leiria Ginásio Clube ou a Escola Industrial da Marinha Grande; entre as presenças de Júlio Pomar, Màrio Dionísio ou Maria Lamas.
Viagem ao tempo sombrio da ditadura – e, sobretudo, ao brilho da resistência e da criatividade que o fascismo nunca conseguiu apagar.
Viagem com regresso ao presente, que a História nos ajuda a interrogar, tal como é preciso, sempre.

Visita orientada por uma das curadoras (Emília Margarida Marques) (também curadora: Raquel Henriques da Silva) à exposição "Artistas na Fábrica: Tereza Arriaga, Jorge de Oliveira, Manuel Filipe, 1943-1945". A atividade terá lugar no m|i|mo - Museu da Imagem em Movimento (Leiria).

https://leiriagenda.cm-leiria.pt/pt/agenda/artistas-na-fabrica--exposicao

Duração: 1.30 Horas

Observações: Vídeo da Exposição: https://youtu.be/eCCcHOYIITE?si=R5g2Rue_nBBz2tSw

Instituição: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)

Tipo de Evento: Exposições

Público-Alvo: Público Geral

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 39.74750485, -8.8073090246968

Localidade: Leiria

Concelho: LEIRIA

Distrito: LEIRIA

Mais informações: https://leiriagenda.cm-leiria.pt/pt/agenda/artistas-na-fabrica--exposicao ; https://youtu.be/eCCcHOYIITE?si=R5g2Rue_nBBz2tSw

Imagens:

Data:

23-11-2024 03:00


Outros hinos: desafios à escuta nos 50 anos do 25 de Abril

No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 e das independências africanas, este encontro propõe uma escuta atenta, um diálogo e uma celebração das múltiplas vozes, sons e poéticas que, para lá das narrativas nacionalistas e lusotropicalistas, constituíram repertórios musicais diversos sobre a história dos últimos 50 anos. Propõe-se, assim, a criação de um espaço para escutar outros hinos possíveis que ajudam a contar a história da sociedade portuguesa e da diversidade de corpos, vozes e imaginários que a constituem. Hinos que, a partir de diferentes perspetivas estéticas, sociais e geracionais, desenvolvem olhares mais plurais, complexos e desafiantes sobre a memória, o presente e o futuro. Hinos que circulam entre as ruas e a internet, que se cantam e dançam, confundindo as fronteiras entre “centro” e “periferia” e que narram diferentes histórias sobre o país que somos e os desafios que enfrentamos.
O encontro organiza-se a partir de quatro círculos de escuta, cada um com a duração de uma hora. As músicas serão selecionadas por músicos, investigadores/as, jornalistas e ativistas convidados/as, e cada sessão de escuta será seguida de um espaço de conversa e diálogo. Aberto ao público em geral, estes círculos oferecem outras perspetivas sobre a história democrática a partir da música, um campo de produção de discurso que tem sido menos abordado, especialmente na diversidade das suas poéticas, sonoridades, polifonias, imagens e performances.

Duração: 4.00 Horas

Instituição: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)

Tipo de Evento: Tertúlia

Público-Alvo: Público Geral

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Coordenadas GPS: 38.6944663, -9.206026

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://cria.org.pt/pt/outros-hinos-desafios-a-escuta-nos-50-anos-do-25-de-abril

Imagens:

Data:

22-11-2024 15:00


Quiz: Compartilhando a Antártica

A proposta consiste num questionário interativo online sobre a Antártica, desenhado no aplicativo Mentimeter, que estará disponível para o acesso dos participantes do evento. O questionário será construido em linguagem fácil, formato lúdico, e contará com imagens e vídeo. O objetivo da proposta é compartilhar o conteúdo do projeto ALIGHT (desenvolvido atualmente noCRIA-Iscte), compartilhar elementos sobre a vida de pesquisadores no território, além de realizar para o projeto a coleta de feedback dos participantes do quiz sobre a ideia que eles têm da Antártica. O questionário pode ser respondido na sua integridade em cerca de 5 minutos. Está voltado principalmente aos jovens e adultos, pois eles possuem acesso a computadores, telemóveis, e internet. Entretanto, pode ser ainda respondido por crianças acima de 7 anos. Estará acessível via web link ou QR code. O acesso ao quiz será lançado no dia do evento e estará num pequeno cartaz. Também pode ser disponibilizado na internet e ficar aberto em longo período para a interação com outros colaboradores.

Duração: 5.00 Horas

Observações: O link para o quiz só estará disponível dno dia 24 de novembro, às 15h00.

Instituição: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)

Tipo de Evento: Outro

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://cria.org.pt/pt/semana-da-ciencia-e-da-tecnologia-2024-atividades-cria

Imagens:

Data:

24-11-2024 15:00