A evidência disponível sugere que o jejum intermitente pode ser um tratamento útil para a perda de peso e a melhoria do perfil glicémico e lipídico, com alterações favoráveis na pressão arterial (Carvajal et al., n.d.), desde que sejam seguidas recomendações específicas.
Propõe-se que os benefícios para a saúde metabólica se baseiem na "flexibilidade metabólica", que pode ser explicada como uma mudança da utilização da glicose para uma utilização preferencial de corpos cetónicos provenientes da oxidação dos ácidos gordos (Rajpal & Ismail-Beigi, 2020), a qual ocorre com uma lipólise acelerada no tecido adiposo quando as reservas de glicogénio hepático estão esgotadas, que geralmente ocorre entre as primeiras 12 e 36 horas de jejum (Anton et al., 2018).
Estudos recentes concluem que, apesar da heterogeneidade das populações estudadas neste campo e da lacuna de estudos com maior duração e período de acompanhamento, o jejum intermitente pode ser utilizado como uma estratégia eficaz para a perda de peso e melhoria dos parâmetros cardiometabólicos (Carvajal et al., n.d.).
Neste cenário, propõe-se a realização de um workshop de disseminação da evidência científica mais atual sobre o jejum intermitente, direcionada a toda a comunidade académica. Esta ação visa sensibilizar o público-alvo para a prevenção das doenças cardiovasculares e, designadamente, da diabetes tipo 2, alinhando-se com a comemoração do Dia Mundial da Diabetes, no dia 14 de novembro.
Duração: 3.00 Horas
Instituição: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Tipo de Evento: Workshop
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 41.5573185, -8.3978382
Localidade: Rua da Universidade, 4710-057. Universidade do Minho, Campus de Gualtar
Concelho: BRAGA
Distrito: BRAGA
Mais informações: https://www.ese.uminho.pt/pt/Investigar/Paginas/UnidadedeInvestigacaoemCienciasdaSaudeEnfermagem(UICISA-E).aspx
Data: